Não é à toa que Francisco Cunha Pereira Filho foi escolhido para dar nome a um grande prêmio de incentivo à produção intelectual jurídica. Sua relação com o Direito vem de berço: seu pai, Francisco Cunha Pereira, foi desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Seguindo os passos do pai, em 1949, aos 22 anos, o diretor-presidente da RPC formou-se em primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também lecionou Direito na UFPR, no curso de Legislação Sindical, as disciplinas de Ciências das Finanças, Direito Internacional Privado e Previdência Social.
Como advogado, Francisco Cunha Pereira Filho teve destacada atuação, sobretudo como criminalista, perante o Tribunal do Júri, na década de 1950. Foi presidente do Instituto dos Advogados do Paraná entre 1969 e 1970 e conselheiro da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em diversas gestões, entre 1959 e 1988.
A partir de 1962, Francisco Cunha Pereira Filho passou a dividir-se entre o Direito e a Comunicação, assumindo primeiramente o jornal Gazeta do Povo e organizando o que é hoje a Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Em 2003, recebeu da OAB um diploma de reconhecimento pelos 50 anos de exercício ininterrupto e ilibado da advocacia. "O Dr. Francisco Cunha Pereira deu uma inegável contribuição à cultura jurídica do Paraná", afirma o atual presidente da seção paranaense da OAB, Alberto de Paula Machado (VAD).
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião