Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Detran-PR indicam que cerca de 90% dos acidentes no trânsito são provocados por falha humana. É por causa desse cenário que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige que todos os futuros condutores passem pelo curso de direção defensiva, um conjunto de ações adotadas para reduzir o risco de acidentes.
O problema é que, com o tempo, o motorista "esquece" as regras básicas, como conduzir dentro dos limites de velocidade, respeitar e conhecer a sinalização e não utilizar acessórios que possam gerar distração, como celulares e fones de ouvido. "E é normal que isso ocorra, já que a pessoa tira a habilitação ainda jovem e depois não se atualiza mais", observa a especialista em trânsito Karla Coelho Martins, coordenadora da autoescola Ella.
Apostila
Para Karla, o ideal é que o condutor adquira uma apostila de direção defensiva e estude em casa, pelo menos uma vez por ano. "Sempre há mudanças na legislação", explica. Pensando nisso, a Gazeta do Povo reuniu algumas regras básicas que podem ajudar a evitar acidentes. Veja: