O mundo cabe na bolsa de uma mulher, certo? Ao menos é o que parece quando dali saem carteira, celular, chaves, agenda, tablet, caneta, porta-cartões e o nécessaire, que é, por si só, um universo à parte. O ideal é aquele no qual cabe tudo o que você costuma usar ao longo do dia. O tamanho, portanto, varia conforme a necessidade e a personalidade da pessoa. Há quem prefira uma seleção enxuta de produtos indispensáveis à higiene pessoal e produtos básicos para retocar a maquiagem. E há também quem opere milagres para acomodar no pequeno estojo tudo o que crê ser indispensável.
A empresária Daniele Florêncio, diretora da clínica de estética VitaClin, faz parte do segundo grupo. Seu nécessaire é composto de 17 itens, sem contar os produtos de higiene pessoal, que ficam acomodados em separado. A dica dela para montar o nécessaire é escolher itens que facilitem a vida na correria diária. "Hoje a mulher trabalha, vai para a aula, estica para uma balada. Não pode perder horas para se arrumar, tem que dispor de produtos práticos, que atendam ao que ela precisa para a sua rotina."
Masculino
Embora a escova de dente e o creme dental guardados na sacolinha de supermercado ainda predominem nas mochilas e pastas dos homens, o nécessaire é artigo cada vez mais comum entre o público masculino. O estudante de Moda Nicolas Kinoshita, 21 anos, carrega um estojo desses desde os 15 anos. Seu nécessaire é bem funcional e enxuto, com creme facial anti-oleosidade, perfume, hidratante labial e colírio.
O ideal é que o nécessaire masculino seja montado conforme a atividade: o de trabalho é mais simples; o de viagens deve ser à prova de esquecimentos; já o de academia exige kit de banho completo. Segundo Daniele, o mercado de cosméticos para o público masculino cresceu muito e mais homens estão buscando produtos adequados ao seu tipo de pele, cabelo e barba.
Alguns cuidados são importantes para a manutenção do nécessaire. O modelo deve ser forrado com plástico e fácil de lavar. Quando não é adequadamente higienizado, ocorre a proliferação de fungos e bactérias, que podem comprometer a qualidade dos produtos. A limpeza pode ser feita com álcool ou água e shampoo. O estojo deve ser bem seco para evitar mofo.
Origem
De origem francesa, nécessaire significa "necessário" e descreve basicamente sua função: transportar apenas o que é essencial para higiene e beleza. Os produtos variam conforme a atividade: trabalhar, malhar, viajar ou badalar.