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Serviço

Para quem ligar em situações de emergência?

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Em Curitiba, a principal central é a da prefeitura, o 156, responsável por resolver a maioria dos casos. Confira a relação dos principais telefones que você deve ter sempre à mão caso ocorram situações inesperadas. Todas as centrais funciionam 24 horas por dia.

Tenho entulho de obra e lixos fora do comum para me desfazer

Esse é um dos casos em que você deve ligar para a prefeitura. O 156 tem como objetivo ajudar o cidadão em qualquer informação e serviço que estejam dentro do âmbito administrativo municipal, como, por exemplo, denúncias de danos a patrimônios públicos, meio ambiente e também informações de horários de ônibus, dúvidas sobre impostos, entre outros. Além do telefone, o cidadão também tem a opção de solicitar atendimento pela internet através do site www.central156.org.br.

Meu carro estragou na rodovia

Dependendo de onde estiver, você deve ligar para a concessionária responsável pela via. Se o carro estragar e precisar ser removido, a função dessas empresas é, através de um serviço 24 horas, atender os usuários sempre que necessário. No caso da necessidade de guincho, as concessionárias devem remover o veículo para pontos de apoio, onde são oferecidas condições para o reparo. Se a concessionária não resolver o problema, as polícias rodoviárias podem ser acionadas.

Aconteceu um acidente domiciliar

Vai depender da situação. O 193 é o telefone do Siate, que presta atendimento às vítimas de traumas em vários níveis, desde uma fratura em ambiente doméstico até acidentes automobilísticos com várias vítimas. Você chamará o Siate em caso de socorro a vítimas de ferimentos por arma de fogo ou arma branca; quedas com ferimentos e fraturas; ataques de animais; queimaduras graves; afogamentos; soterramentos e lesões graves durante atividades de lazer, por exemplo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), deve ser acionado pelo telefone 192 no caso de urgências clínicas, como por exemplo, perda de consciência, como desmaios ou hemorragias, crises de convulsão, dores ou sintomas que podem ocasionar problemas de coração, entre outros.

Choveu muito e minha rua alagou

Nesta situação, se não houver vítimas, você deve ligar para a central da Guarda Municipal, 153, ou para 199, telefone nacional da Defesa Civil. Ambos têm a função de repassar a ocorrência para a Defesa Civil Municipal, que é responsável por adotar medidas de prevenção, socorro, assistência e recuperação de desastres naturais que ocorreram ou que podem ocorrer. Se o acidente envolver vítimas, ligue para o 193, central do Siate (o serviço é 24h). O 153 pode ser acionado em locais em que a prefeitura é responsável.

Faltou luz ou água

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) atende pelo telefone 0800 51 00 116. Para relatar a falta de luz ou outros problemas relacionados à energia, você precisa ter em mãos o número da sua unidade consumidora, item que está pintado de amarelo na conta de luz. Se o problema é falta de água, ligue para a Companhia de Saneamento do Paraná pelo telefone 115. Também é preciso ter em mãos a conta de água.

Presenciei ou me envolvi em um acidente de trânsito

Se o acidente tiver vítimas é preciso ligar para o Siate, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, através do telefone 193. Junto ao socorro, a Polícia Militar será avisada. As orientações mais importantes em casos de acidente com vítimas, antes da chegada dos órgãos competentes são: sinalizar o local do acidente; acionar o Siate; preservar o local e não movimentar os veículos e pessoas feridas. Se o acidente não envolver pessoas feridas, o correto é retirar os veículos da via para que o trânsito não seja interrompido, anotar as informações dos carros e dos condutores envolvidos e dirigir-se ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran) para registrar o boletim de ocorrência de trânsito. No caso de crimes de trânsito, como embriaguês, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

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