Mais fácil
Sapatos, roupas e produtos de higiene devem ter cuidado especial
Na hora de viajar é preciso levar roupas íntimas, produtos de higiene, joias, sapatos e, muitas vezes, até material de trabalho. A personal organizer Irene Loureiro aconselha a guardar cada coisa em seu lugar. "É bom ter vários organizadores. Cada um para uma coisa. Assim fica mais fácil de achar o que for preciso durante a viagem", ensina.
Na hora de colocar os sapatos, a dica é usar saquinhos plásticos ou uma embalagem específica. Irene aconselha a ter sempre na bagagem um tênis, um chinelo, uma sandália coringa e uma sapatilha neutra. "Uma boa dica é já viajar com um dos sapatos que vão ser necessários durante a viagem. O ideal é que seja um sapato social, mas confortável."
Especial
O material de trabalho deve ter uma mala especial. Pode ser na mochila, na bolsa de mão, ou ainda em uma mala menor. "A gente nunca despacha uma mala com material de trabalho, então precisa caber em uma bagagem de mão", alerta a personal organizer.
Para as mulheres, Irene aconselha não levar computadores na bolsa de mão. "É melhor que a bolsa não fique muito cheia, para que a mulher não precise carregar um peso excessivo no ombro no aeroporto", explica.
"Minha estratégia é colocar o guarda-roupas todo na mala, porque eu nunca sei o que levar e sempre acho que estou levando pouco". É assim que a profissional de Letras, Adrieli da Silva Ramos, se prepara para qualquer viagem que precise fazer. "Sempre viajo com malas grandes de rodinha, mesmo que seja só para um fim de semana", completa. Se você se identificou, é porque também tem problemas para organizar a bagagem na hora de colocar o pé na estrada.
Para solucionar esse problema, a personal organizer Irene Loureiro dá algumas dicas que podem ajudar na hora de preparar a mala para uma viagem. "O primeiro passo é expor a roupa que se pretende levar em cima da cama e pensar nas composições. É importante levar peças coringa na bagagem", aconselha. Além disso, Irene lembra que é importante levar peças neutras, que podem ser utilizadas em situações de trabalho ou lazer e que combinem com qualquer roupa escolhida.
Quanto ao tamanho da mala, a especialista explica que isso pode variar. "O ideal é que a mala tenha o tamanho do tronco da pessoa que vai usar. Assim, a roupa não vai precisar ser dobrada várias vezes e a chance de não amassar é maior."
Organizando
Na hora de colocar as peças escolhidas na mala, cada um tem um método. É comum ouvir conselhos para colocar peças e objetos menores nos cantos ou encaixá-los onde houver um "espacinho". De acordo com Irene, essa estratégia não é a melhor opção. "O segredo é como organizar as coisas na mala. Não adianta fazer caber tudo, pois vai ser confuso e difícil de encontrar o que precisa depois", afirma. A personal organizer ensina um passo a passo para arrumar os itens na bagagem.
Trabalho
Quem viaja a trabalho geralmente precisa levar roupas sociais na bagagem. Uma dica da especialista para não aparecer no serviço com a roupa amarrotada é levar um mini- -ferro de passar especial para viagens. Para quem não está disposto a carregar o objeto, uma dica é dobrar a roupa o menos possível. "No caso das camisas, uma solução é não dobrar ao meio, e sim abaixo da cintura. Além disso, é recomendável que todos os botões estejam fechados", aconselha. Além disso, é importante prestar atenção na hora de fechar a bagagem, para não amassar tudo o que tem dentro. "A mala tem que fechar sem esforço", adverte Irene.
Alguns cuidados na hora de "montar" a mala ajudam, por exemplo, a não amassar as roupas. Confira:
O Passo a passo
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”