Em um momento totalmente inesperado durante a tempestade do último sábado (18), o empresário João Batista Júnior flagrou um raio na rua de casa, no bairro Novo Mundo, em Curitiba. Acostumado a fazer vídeos de raios, João se posicionou na sacada de seu apartamento na Avenida Brasília na tentativa capturar em vídeo as descargas elétricas em locais distantes. “Eu costumo filmar para poder fazer frames e conseguir fotos dos raios. É um hobby”, contou.
Depois de cerca de um minuto e meio, Júnior acabou flagrando um raio atingindo um poste, bem em frente de casa. O vídeo viralizou nos grupos de mensagem e impressiona. “No final do vídeo eu chego a tremer, porque foi um susto de verdade”, disse. O empresário ainda disse que muitas pessoas chegaram a desconfiar da veracidade do vídeo. “Essas coisas simplesmente acontecem, a gente não planeja. Ainda bem que ninguém se machucou”, comentou.
Como se proteger
De acordo com a Defesa Civil, a melhor forma de se proteger contra descargas elétricas é ficar em casa ou em lugar coberto. Não trabalhe e se mantenha distante de cercas, alambrados e linhas telefônicas elétricas ou de estruturas metálicas. Se você estiver viajando permaneça dentro do automóvel, os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios.
Durante a tempestade, desligue aparelhos eletrodomésticos da tomada e utilize telefone somente no caso de emergência. Se estiver na praia ou na piscina, não permaneça dentro da água. Com o mau tempo, também evite ficar próximo de árvores altas e campos abertos.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora