O principal ponto turístico de União da Vitória, no sul do Paraná, sofre com frequentes depredações. A Via Sacra, composta por 14 estações no trajeto do Morro do Cristo e que representa a paixão, morte e ressureição de Cristo, está com a metade das imagens sem proteção. Alguns vidros foram quebrados na última semana. O impacto da destruição dos vidros ocasionou pequenos estragos em imagens de duas estações.
Conforme o secretário de Desenvolvimento, Luilson Schwartz, a manutenção nos vidros quebrados foi realizada, no entanto, mais três foram danificados nesta semana. A nova manutenção também já foi realizada, segundo ele.
A Polícia Militar informou que o patrulhamento no local é constante e que é realizado em especial à noite e aos fins de semana. A corporação afirma que será intensificar o policiamento para aumentar a segurança no local.
Outros problemas
Logo na chegada, a placa com informações sobre o ponto turístico também está danificada. Outros danos causados por visitantes e, também, pelo tempo podem ser registrados. A maioria dos 219 degraus que levam os turistas até o topo do morro estão sem manutenção. Lá em cima, a imagem de Cristo está suja e a cruz que fica ao lado indica que a manutenção não é feita há algum tempo.
Com relação à limpeza da estátua, a pintura foi solicitada, mas ainda é necessário dar início a uma licitação. “Fizemos um orçamento e estamos aguardando a liberação”, afirmou o secretário.
A estátua do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como Morro do Cristo, fica a 928 metros acima do nível do mar. A estátua tem 27 metros de altura e está fixada sobre um pedestal de 6 metros que também abriga uma capela. Ela está no ranking das cinco maiores do Brasil desde 1968 quando foi inaugurada.