São Paulo - O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou na tarde de ontem o laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) sobre o acidente em um viaduto do trecho sul do Rodoanel, ocorrido no dia 13 de novembro.
Segundo o IPT, as vigas da obra foram travadas de maneira inadequada e provocaram um deslizamento. O DER afirma que "o surgimento de uma força horizontal não contida pelo travamento adotado teve como consequência "o deslizamento e tombamento das vigas, causando sua ruptura.
O laudo aponta três fatores para o deslizamento: falta de horizontalidade das superfícies das bases de apoio, insuficiência de atrito na interface das vigas com as bases de apoio e falta de travamento adequado das vigas.
Para a retomada da obra, o IPT recomenda adequações nos controles de nivelamento e assentamento das vigas sobre as bases de apoio. O processo deve garantir o atrito necessário para evitar deslizamentos, mas também foram recomendados sistemas de travamento provisórios das vigas. Segundo a assessoria do DER, as obras serão retomadas com o acompanhamento do IPT.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião