O primeiro passo para contratar serviços particulares de segurança é verificar se a empresa possui registro na Polícia Federal. A consulta pode ser feita no Sindicato dos Vigilantes de Curitiba, no telefone 3332-9293, ou no Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Paraná, no número (041) 3232-0848. A lista de empresas regularizadas pode ser acessada na página do Sindicato dos Vigilantes na internet, no endereço www.seesvc.org.br.

CARREGANDO :)

A principal diferença entre as empresas regularizadas e as clandestinas está na qualificação dos trabalhadores. Os vigilantes devem possuir curso de capacitação, dado por escolas cadastradas na Delegacia de Segurança Privada da Polícia Federal. Na prática, não é difícil distinguir os vigilantes de vigias sem qualificação: os profissionais habilitados usam uniforme com o emblema da empresa e plaquetas com nome e número do registro do certificado do curso de formação.

"Empresas irregulares põem o patrimônio em risco", afirma o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba, João Soares. Ele lembra que o curso de formação do vigilante exige a apresentação de um atestado de bons antecedentes. "Ele não pode ter passagem pela polícia, nem condenações. Já em relação a esses vigias que apitam na rua não há nenhuma garantia." Mais informações sobre os cursos de formação para vigilantes também podem ser obtidas no sindicato. (JML)

Publicidade