Fiscais da Vigilância Sanitária em parceria com agentes da secretaria de Defesa dos Animais realizam na tarde desta quinta-feira (16) uma operação de fiscalização em pastelarias chinesas localizadas na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro. A pastelaria Cantina Sierra,que fica no número 360 da Praia de Botafogo, foi a primeira a ser visitada e interditada pelos agentes. De acordo com o superintendente da Vigilância Sanitária, Luiz Carlos Coutinho, o cenário encontrado nos fundos da pastelaria é desolador. Foi encontrado no local pedaços de papelão espalhados pelo chão como se estivessem sendo utilizados por alguém para dormir dentro do estabelecimento. Panos que eram utilizados para a faxina também eram usados como panos de pratos. Havia também na cozinha muitas baratas e outros insetos.
“Uma má higiene total. Não há condições do estabelecimento prestar qualquer serviço em termos de alimentação. Há muita sujeira. Panos utilizados para limpar o chão eram usados para secar copos, pratos e talheres, fora a quantidade de bichos encontradas na cozinha. Vamos lacrar as portas”, disse o superintendente da Vigilância Sanitária.
Segundo o secretário de Defesa dos Animais Luiz Antônio Ramos amostras dos salgados do estabelecimento estão sendo colhidas nesse momento para serem enviadas ao Instituto Jorge Vasquez, na Mangueira, onde as análises laboratoriais são feitas para descobrir procedência animal. “Vamos investigar a procedência de cada recheio e se tiver carne de cachorro, pombo ou gato os responsáveis serão punidos”, disse o secretário.
Segundo o dono da pastelaria, que não quis se identificar, ele já iria a fazer reformas no estabelecimento e por isso aproveitará a oportunidade do estabelecimento lacrado para se dedicar as reformas necessárias.