A Vigilância Sanitária recolheu, por meio da Operação Boas Festas, 693,9 quilos de alimentos em mau estado que estavam sendo comercializados em Curitiba. A operação, iniciada no final de semana, busca fiscalizar e retirar das prateleiras dos supermercados de Curitiba produtos mal conservados que possam causar intoxicação alimentar. Após serem apreendidos, os alimentos são inutilizados.
Foram constatadas irregularidades nos cinco estabelecimentos visitados pelo Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde. São eles os supermercados Condor, na avenida Anita Garibaldi, Big, na avenida Paraná, Muffato, na avenida Victor Ferreira do Amaral, Extra, na avenida Kennedy, e Agricer, na rua Mário Gasparin. As informações foram publicadas no site oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Irregularidades
No supermercado Condor, foram encontrados 163 quilos de alimentos de origem bovina sem identificação. Outros 30 quilos de produtos descongelados estavam à venda no setor de congelados. O mesmo problema foi identificado em 50 quilos de produtos no Big. No Muffato, entre alimentos vencidos ou sem identificação para venda, foram encontrados 100 quilos.
No Extra, foram encontrados 250 quilos de alimentos de origem animal vencidos e sem identificação. Problema semelhante ao registrado no Agricer, onde 100 quilos de produtos estavam sem registro, fora do prazo de validade e mal conservados.
Cuidados
A chefe do Serviço de Controle de Alimentos da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Valéria Carli, listou algumas das precauções na hora de comprar os alimentos.
No supermercado:
1- Compre somente alimentos dentro da validade, de origem conhecida, rotulados, conservados em temperaturas adequadas e expostos sob higiene.
2- No supermercado, deixe para comprar por último os alimentos refrigerados e congelados. Ao chegar em casa, estes devem ser os primeiros a serem guardados.
3- Verifique se não há excesso de produtos expostos nos balcões de alimentos congelados, o que prejudica a circulação de ar frio e compromete o congelamento.
4- O acúmulo de água ou umidade nos balcões frigoríficos significa que eles estão funcionando em temperatura incorreta e podem danificar os alimentos que aí se encontram.
5- A embalagem de alimentos congelados não pode estar amolecida, pois isso indica descongelamento.
6- Rejeite as embalagens abertas ou rasgadas, que possibilitam o contato do produto com o ar.
7- A embalagem de alimentos congelados não deve ter gelo na sua superfície, pois sua ocorrência significa que houve alterações de temperatura durante o processo de conservação.