Sob a batuta do carnavalesco Fábio Borges, a Unidos de Vila Maria abre os portões da passarela do samba em gênero de ópera. Num desfile abusa das plumas, e definido pela escola como um "luxo puro", a tradicional agremiação busca o título do carnaval de 2011 de São Paulo com o enredo "Teatro Amazonas - Manaus em Cena", uma homenagem à casa de espetáculos que fez história durante o Ciclo da Borracha no Brasil, em meados dos anos 1900.
Nos palcos do teatro em Manaus passaram as principais companhias estrangeiras da época, que trouxeram na bagagem clássicos internacionais da ópera. As obras dos compositores italianos Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini, por exemplo, são algumas das que "caem no samba" durante o desfile da escola no Anhembi. "O desfile é marcado por fantasias de época e alegorias com muitos detalhes", contou Borges.
A homenagem ao teatro conta ainda com a participação de artistas que brilharam nos palcos da casa de espetáculos, como a bailarina Ana Botafogo e as atrizes Laura Cardoso e Bibi Ferreira. "São as estrelas que contribuíram com a história do teatro". Pelo terceiro ano consecutivo, a dançarina Sheila Carvalho está à frente da bateria, este ano como madrinha. O desfile da Unidos de Vila Maria é composto por 27 alas, formadas por cinco carros alegóricos e cerca de 3.200 componentes.