O Passeio Público rememorou no último sábado os tempos em que os curitibanos iam ao local para curtir o final de semana com a família e os amigos. Cerca de 25 mil pessoas estiveram no parque mais antigo da cidade e participaram da 2.ª edição da Vinada Cultural, evento organizado pela Gazeta do Povo. A ação faz parte do movimento Ocupe o Passeio Público, que começou nas redes sociais e ganhou o apoio do jornal e do poder público.
Ao todo, ao longo do dia, 18 mil cachorros-quentes foram preparados por 14 famosos dogueiros da capital, que apresentaram suas melhores combinações por preço único de R$ 6. A segunda edição do evento contou com uma estrutura maior para atender à grande demanda. Famílias inteiras e grupos de amigos ocuparam as mesas do parque ou, com toalhas e cangas, se espalharam pelo gramado.
À beira do lago, a família Sakamoto Tasca provou o sanduíche do Senhor Garibaldi. "A ideia era comer um que não conhecíamos, como este artesanal", disse Rosa Sakamoto Tasca. Em algumas barracas, as filas eram longas devido ao grande movimento ou ao ritmo exigido para preparar cada hot dog. Mesmo assim, a tranquilidade de quem ficou nas filas imperou durante todo o evento.
Cada barraca foi apadrinhada por um chef. Eles arregaçaram as mangas e ajudaram na produção e venda ou angariaram votos para eleger o melhor cachorro-quente da Vinada. O primeiro lugar ficou com o prensadão de frango com catupiry do Hot Dog Yracema, apadrinhado pelo chef Guilherme Guzela. "Acho que foi uma combinação de tudo: rapidez no atendimento, o cachorro-quente e a campanha", avaliou Cristiano Batista dos Santos, um dos proprietários da rede.
Quem esteve no Passeio também pode ver apresentações de bandas celta, instrumental e de música brasileira, organizadas pela Fundação Cultural de Curitiba.