O vírus da gripe H1N1, que causou uma pandemia em 2009, fará parte da vacina contra a gripe neste ano, que é composta por três tipos de vírus influenza. A vacina estará disponível a partir do dia 24 de abril em todos os postos de saúde do estado.
A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do Paraná, Ângela Maron de Mello, informou que o vírus da influenza do tipo A costuma sofrer modificações no material genético com mais facilidade que os outros vírus de gripe. Estas mutações fizeram com que o vírus ficasse menos agressivo.
Com essas mutações, as pessoas que não se vacinaram em 2009 não correm mais perigo de se infectar com o vírus H1N1 com a mesma gravidade de dois anos atrás. "O vírus da gripe A se tornou um vírus sazonal e já não apresenta tantos riscos à saúde como há dois anos", explica a coordenadora.
Em 2009, quando a contaminação da gripe A chegou a fechar escolas e limitar o atendimento em bancos, foram totalizados 63.893 casos e 294 mortes em todo o Paraná, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Já em 2010 a disseminação do vírus foi bem menor, foram contabilizados 1.623 casos e 16 mortes. Restrições
Pessoas maiores de 65 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, povos indígenas e trabalhadores da área da saúde podem tomar a vacina gratuitamente nos postos de saúde. Já as pessoas que estão fora destes grupos podem se vacinar contra a gripe em redes de saúde particulares.
A vacina contra a gripe tem duração imunitária de 12 meses e é considerado o meio mais eficaz para a prevenção da gripe, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião