• Carregando...
A primeira edição do “Manoelito”: 1.500 exemplares, com conteúdo produzido pela comunidade acadêmica da escola. | /Divulgação
A primeira edição do “Manoelito”: 1.500 exemplares, com conteúdo produzido pela comunidade acadêmica da escola.| Foto: /Divulgação

Uma história bem contada é uma fonte de inspiração poderosa. Tanto que inspirou uma turma inteira de uma escola da Rede Municipal da Lapa a produzir o próprio jornal do colégio. Tudo começou no dia 22 de março, quando a Escola Municipal Doutor Manoel Pedro levou uma turma do 5.º ano para visitar o parque gráfico da Gazeta do Povo. Acompanhando os alunos estavam a professora Jacira da Luz e a pedagoga da escola, Maria de Lourdes Magalhães.

“Vimos como o jornal é editado e como fazem para saber quantas pessoas acessam o site da Gazeta”, conta o estudante Anderson José de Oliveira, um dos que mais gostou da visita. Porém, o que mais chamou a atenção dos alunos não foram os processos modernos de produção, mas sim a história do jornal e da imprensa paranaense. “Conhecemos uma senhora que trabalha lá há muito tempo. Ela nos disse que, antigamente, as matérias não eram escritas pelo computador, mas por máquinas de escrever, e demorava meses até a notícia chegar em certos lugares”, relata o estudante.

Ao voltar do passeio, os alunos e a professora decidiram criar um jornal próprio para a escola. Assim surgiu a primeira edição do Manoelito, com 1.500 exemplares distribuídos pela comunidade e que já caminha para sua segunda edição, em agosto, tamanha visibilidade alcançada. Segundo a pedagoga Maria de Lourdes, através da mobilização de professores e alunos, o jornal conseguiu trazer matérias relevantes, anunciantes nas páginas e até uma mascote ilustrada por um desenhista profissional.

Aprendizagem por projetos

Os textos dos alunos passam por uma triagem e, se escolhidos, passam por uma revisão final. Professores da escola também divulgam suas práticas. Para a próxima edição, no entanto, a ideia é contar também com textos de ex-alunos e de ex-professores, e assim resgatar um pouco da história da escola.

Serviço

Visitas

Para agendar visitas à Gazeta, como a que fez a turma da Escola Municipal Doutor Manoel Pedro, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3340-7917 ou pelo e-mail lerepensar@grpcom.com.br.

“O objetivo é trabalhar o tema do projeto Ler e Pensar deste ano, Nossa Terra, Nossa Gente, através da reconstrução do passado da própria escola, coisa que a maioria dos alunos desconhece”, explica a pedagoga Maria de Lourdes.

O relato é motivo de orgulho para a equipe do Ler e Pensar. “Estamos muito felizes por ajudar a inspirar uma iniciativa tão simples, capaz de juntar escola e comunidade”, afirma Hugo Medina, que integra a equipe pedagógica do projeto e é um dos responsáveis pelos agendamentos das visitas ao parque gráfico da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]