Uma visita inusitada causou comoção e interditou um trecho da Trilha das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná, na manhã desse sábado (3): uma onça-parda, também conhecida como puma. A interrupção dos passeios durou entre 9 e 11 horas.
O animal circulava pela área do parque desde a tarde de sexta-feira (2). Hoje pela manhã, foi visto próximo ao Espaço Tarobá, principal rota de acesso às Cataratas do Iguaçu. Devido à proximidade da onça da área de visitação, equipes do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e da Polícia Ambiental decidiram realizar uma operação especial para afugentar o animal do local utilizando fogos de artifício.
Em comunicado divulgado no início da tarde, a administração do parque informou que a trilha das cataratas será monitorada nos próximos dias para observar as condições de segurança do local e a presença da onça ou de outros animais que possam ameaçar a segurança dos visitantes.
Durante o período em que as equipes trabalharam para afugentar a onça, ônibus lotados de turistas pararam na estrada para acompanhar a ação e tentar ver o animal. Por volta das 14 horas, a visitação já havia sido normalizada.