São Paulo – A primeira viagem de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será para Recife, no dia 22. A coordenação de campanha prepara um grande comício do petista no centro da capital pernambucana. Apesar de o melhor desempenho eleitoral de Lula ser no Nordeste, o PT avaliou que seria simbólico começar a campanha no estado natal do presidente. Além disso, será o teste dos palanques duplos.

CARREGANDO :)

Já foram convidados para o ato político em Recife os candidatos ao governo do PT, Humberto Costa, e do PSB, Eduardo Campos. Também estarão presentes os candidatos ao Senado Luciano Siqueira (PT) e Jorge Gomes (PSB). Após a passagem por Pernambuco, Lula seguirá para Salvador, no domingo.

Os coordenadores da campanha do PT já consideram a possibilidade de o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, alcançar o mesmo porcentual de votos de José Serra (PSDB) na disputa em 2002, cerca de 36%. Isso levaria a disputa a um segundo turno. Por isso, o partido optou por não abandonar por completo o Nordeste, região que sustenta a liderança de Lula nas pesquisas. "O grau de desconhecimento do eleitor sobre a figura do Alckmin o ajuda", afirmou um dirigente petista à reportagem. Os coordenadores da campanha de Alckmin dizem que, se o tucano chegar ao fim do mês com cerca de 39% nas pesquisas, haverá segundo turno.

Publicidade

Nas semanas seguintes, a coordenação de campanha decidiu que as viagens devem ser concentradas nas regiões Sul e Sudeste, onde Lula tem as maiores rejeições. Um dos primeiros estados a ser visitado por Lula deve ser o Rio Grande do Sul. Pesquisas encomendadas pelos petistas apontam que houve uma recuperação do candidato petista ao governo, Olívio Dutra, que apareceria em empate técnico com o governador Germano Rigotto (PMDB).