Desde que o parque foi reinaugurado, em janeiro de 2004, um acordo entre o governo estadual e o Ministério Público obriga que todos os visitantes da área de conservação façam o passeio acompanhados de guias, treinados para orientar e informar os turistas sobre a geologia e a geografia do local. No entanto, a realidade é outra. De acordo com o ambientalista João Bigarella, é comum visitantes andarem fora das trilhas permitidas para passeio no parque, além de deixarem inscrições nos arenitos.
Para o sub-gerente de Vila Velha, Alexander da Silva, o que aconteceu foram inscrições nos musgos que se formam nas rochas em função das chuvas no local, mas sem prejudicar os arenitos. Em relação às visitas sem o acompanhamento de guias, permitidas para pequenos grupos de turistas, Silva garante que os oito monitores que ficam em pontos estratégicos do parque conseguem acompanhar os visitantes e evitar danos ao ambiente.
"É claro que não é possível monitorar todos o tempo inteiro, mas desde a reabertura do parque não tivemos problemas com depredação no local", afirma.
Caso alguém seja pego retirando pedaços de arenitos ou fazendo inscrições nas formações rochosas, pode ser multado pela administração do parque e responder por crime ambiental. Para as excursões com grande número de turistas e visitas de escolas, todo o passeio pelo parque é orientado por um guia.
Segundo o promotor público Edson Peters, o acordo firmado deve ser cumprido. "Dessa maneira que está, o parque voltou a ser o que era antigamente, com as pessoas fazendo o que bem entendem", diz. (EB)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião