A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) de Curitiba, junto com a Diretran e o Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPTran), recolheu ontem sete caçambas irregulares de 31 vistoriadas na região central. Elas foram recolhidas ao pátio do Detran e a empresa proprietária autuada em R$ 400 por caçamba irregular. O responsável ainda pode pagar multa emitida pelo BPTran e a taxa de permanência no pátio. As irregularidades mais freqüentes referentes são falta de licença, estacionamento irregular, caçambas danificadas ou mal-conservadas e sinalização precária.

CARREGANDO :)

A Pantanal Caçambas era a única empresa com duas caçambas irregulares – uma sem licença na Rua Brigadeiro Franco e outra posta numa calçada estreita da Rua Riachuelo. O sócio-proprietário da Pantanal, Ermínio Bíscaro, argumenta que já havia pedido autorização para a da Brigadeiro Franco, mas ainda não teria ido pegá-la. "Estou correndo atrás disso até agora", comenta. Em relação à caçamba da Rua Riachuelo, Bíscaro diz que iria se informar no Detran sobre o problema. "Amanhã vou lá para tentar pegá-las de volta. Mas já sei que vou ter que pagar multa de R$ 400 para cada uma", completa.

Bíscaro, que trabalha no ramo há dez anos, afirma que só houve um acidente com as caçambas de sua empresa. Foi há um ano, no Jardim Social, quando um motorista alcoolizado calculou mal uma curva e se chocou com a caçamba. "Ele até tentou vir aqui pedir indenização, mas a caçamba não tinha nada de errado", comenta.

Publicidade

Sobre a bronca que a população tem com as caçambas, o empresário é pragmático. "É um mal necessário. O que a prefeitura vai fazer para recolher os entulhos dessas reformas?", questiona.