O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná começa, nesta segunda-feira (3), a vistoriar os taxímetros usados pelos 2.252 permissionários do serviço de táxi de Curitiba. A fiscalização será agendada de acordo com o número da licença do veículo. A estimativa do órgão é de que, por dia, em torno de 35 táxis serão fiscalizados. A operação de rotina é realizada anualmente e vai se estender até 28 de outubro.

CARREGANDO :)

Os proprietários dos táxis deverão comparecer à subsede do Ipem (à Avenida Erasto Gaertner, 1.737), de acordo com a tabela de convocação, disponível no site do órgão. Quem não se apresentar na data indicada fica sujeito a sanções, que variam de advertência ao cancelamento do registro profissional.

Para passar pela vistoria, os taxistas precisam pagar a Taxa de Serviço Metrológico, cujo formulário pode ser retirado na subsede do Ipem. O dono do veículo deve apresentar ainda o certificado da última fiscalização, cópia do cadastro do veículo junto ao Detran e cópia do comprovante de residência.

Publicidade

Além da avaliação da relação entre distância e valor cobrado e do posicionamento do taxímetro, itens como o estado dos pneus e a preservação do veículo também serão vistoriados. Para o gerente de fiscalização do Ipem, Ivo Ribeiro, não deve haver surpresas ao longo da fiscalização. "De modo geral, os táxis da cidade são bons e não apresentam problemas", afirmou.

Proprietários de táxis especiais devem comprovar, ainda, que possuem permissão especial da prefeitura para o serviço. Os taxistas que estiverem com o carro passando por reparos em oficinas mecânicas, precisam formalizar a prorrogação do prazo com antecedência.