Os moradores de municípios afetados pelas enchentes em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo e pela seca no Rio Grande do Sul podem sacar o Bolsa Família antecipadamente. A Caixa Econômica Federal antecipou para esta quarta-feira (18) o saque do benefício de janeiro nessas localidades. O pagamento, que é feito de forma escalonada, ao longo do mês, será todo concentrado nesta quarta.
O pagamento de fevereiro também foi antecipado para o dia 14 do próximo mês. A medida beneficiará os municípios que decretaram estado de emergência: 153 em Minas Gerais, 22 no Rio de Janeiro, 11 no Espírito Santo e 142 no Rio Grande do Sul.
Quem perdeu os cartões e os documentos pessoais pode procurar as prefeituras para a emissão da Declaração Especial de Pagamento, que permitirá o saque em agência bancária. A declaração é um documento de caráter provisório, emitido quando ocorre situação de emergência como nos municípios mineiros, que permite o pagamento do benefício somente no mês de referência.
Paraná
No Paraná, o benefício não será antecipado, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A assessoria do Ministério informou que o governo estadual precisa solicitar a antecipação, o que não teria ocorrido até a tarde desta quarta-feira.
Os municípios paranaenses afetados pela estiagem, sobretudo no setor Oeste do estado, vão receber R$ 47 milhões, entre verbas estaduais e federais, que contemplam tanto a ajuda ao produtor agrícola como a realização de obras de infraestrutura para melhorar o sistema de fornecimento de água na região. Ao todo, 137 cidades do estado tiveram a situação de emergência decretada pelo governo do Paraná na segunda-feira (16).
De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, 1.346.296 pessoas foram afetadas pela estiagem.