Vítimas de furtos de documentos pessoais, veículos, eletroeletrônicos, cartões de banco e talões de cheque já podem registrar o boletim de ocorrência on-line no Paraná. O serviço está disponível desde o último sábado (04), por meio do site da Delegacia Eletrônica do Paraná.
De acordo com Eduardo Marcelo Castella, delegado titular da Coordenação de Informática da Polícia Civil, o tempo de resposta para as solicitações feitas via internet é de cerca de dois minutos. "A pessoa vai até a página na internet e faz a solicitação. Após a análise, se realmente há a necessidade de confecção de um BO, ele é emitido. O tempo máximo de retorno é de 15 minutos, isso em situações de pico", explicou o delegado em texto publicado na agência de notícias do estado.
Somente nos quatro primeiros dias de liberação para BO de roubo, 74 ocorrências foram registradas, de acordo com o governo. Funcionamento
A Delegacia Eletrônica funciona desde setembro de 2011. O sistema foi desenvolvido por técnicos da área de segurança em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar).
Segundo a Polícia Civil, o número de solicitações de BOs e denúncias pela ferramenta fica em torno de 400 por dia. Só em 2012, já foram registrados 34.900 boletins, a maioria sobre perda e extravio de documentos.