• Carregando...

Que tal uma maneira prática e rápida de ajudar crianças e adolescentes em situação de risco social em Curitiba, e ainda ganhar em troca uma mordida um pouquinho menor do Leão do Imposto de Renda? Pois é exatamente isso o que oferece a Fundação de Ação Social (FAS), com o programa de doações dedutíveis para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Com uns poucos cliques no site da prefeitura na internet, ou via depósito direto na conta corrente do fundo (veja mais detalhes no fim deste texto), cidadãos e empresas podem destinar parte do IR devido diretamente ao fundo, ou aos projetos de 44 entidades de apoio à criança e ao adolescente na capital, cadastradas na FAS. Mas atenção: as doações a serem deduzidas no ano que vem só poderão ser feitas até sexta-feira, dia 29.

Essas associações são certificadas e têm seus projetos fiscalizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba). As empresas podem redirecionar dessa maneira até 1% do IR, enquanto as pessoas físicas podem tirar da boca do Leão até 6% do valor devido. O valor direcionado ao fundo deve ser deduzido do IR a pagar no exercício seguinte.

Segundo a FAS, no ano passado o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e as entidades cadastradas receberam em torno de R$ 1 milhão em doações dedutíveis. Entre janeiro a outubro de 2005, 20 mil crianças e jovens haviam sido beneficiados em 51 programas sociais. "Estamos nos empenhando ao máximo para melhorar a arrecadação este ano", diz o diretor administrativo-financeiro da Fundação de Ação Social, Amarildo Blasius. Ele conta que os números deste ano ainda não estão disponíveis, porque a arrecadação só termina agora no fim da semana, e a maior parte da verba entra em dezembro. "Fica difícil fazer uma estimativa antes de fecharmos o ano", justifica.

Serviço: Quem quiser redirecionar parte do IR devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou às entidades cadastradas, tem até sexta-feira para preencher o formulário disponível ao clicar no banner "Criança quer futuro, não quer esmola", no site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br). Outra opção é fazer o depósito direto na conta corrente do fundo: Banco do Brasil, agência 3793-1, conta corrente n.º 502.191-X.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]