Os municípios afetados pelos alagamentos e enxurradas do final de julho devem ficar atentos. A chuva deve voltar ao Paraná entre a noite de segunda-feira (8) e a madrugada de terça-feira (9), por causa da chegada de uma frente fria.
No começo da manhã desta segunda-feira, as áreas de instabilidade se formavam no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas já atingiam o Sul do Paraná. De acordo com o Insitituto Tecnológico Simepar, as pancadas de chuva eram isoladas e fracas na região.
A chuva mais forte deve chegar ao Paraná no final da noite de segunda e durante a madrugada de terça-feira, e atinge as cidades da fronteira com o Paraguai, passando pela cidade de Guarapuava, no centro do estado, até a Região Metropolitana de Curitiba. Durante o dia 9, a instabilidade chega ao Norte do Paraná.
Segundo o Simepar, o evento não deve ter a mesma intensidade que o registrado entre o dia 29 de julho e 1° de agosto e que provocou estragos em várias cidades. A frente fria vai passar rápido pelo estado e pode cair com mais força em pontos isolados.
Somente a região de Curitiba e o Litoral ficam com o tempo mais fechado no decorrer da semana. A umidade que vem do mar se intensifica com a passagem da frente fria e deixa o tempo instável, com garoa nessas regiões pelo menos até quinta-feira (11).
As temperaturas, que foram altas no último fim de semana, devem cair um pouco, mas não há previsão de frio intenso. Na região de Curitiba os termômetros permanecem mais baixos por conta da umidade que chega do mar. Na quarta-feira (10) a máxima na capital deve ser de 18°C e a mínima chega a 9°. Na quinta-feira, os termômetros registram 10°C no começo da manhã e podem chegar aos 17°C no decorrer do dia.