A maior parte das 945 instituições de ensino particular de Curitiba voltou a funcionar ontem, após as férias de inverno. Entre quarta e sexta-feira da semana passada, cerca de 300 mil alunos de 336 escolas públicas (municipais e estaduais) já haviam retomado os estudos. Como resultado da volta às aulas, os motoristas da capital observam o aumento no tráfego nas imediações das escolas centrais e localizadas em vias movimentadas, principalmente nos horários de entrada e saída dos estudantes (entre 7 horas e 7h30; 11h30 e 12 horas; 13h15 e 13h30; e 17 e 18 horas).
Para orientar os motoristas, os agentes do Departamento de Trânsito (Diretran) de Curitiba também voltaram a fazer fiscalizações nas proximidades das escolas situadas em regiões onde o trânsito é mais movimentado. As ruas que dão acesso aos colégios Bom Jesus, na Avenida Visconde de Guarapuava, Anjo da Guarda, na Rua Treze de Maio, e Martinus, na Carlos Cavalcanti, são algumas das que estão recebendo reforço na fiscalização.
"A volta às aulas demanda atenção redobrada dos motoristas, tendo em vista que a circulação de crianças cresce. Os motoristas devem evitar andar em velocidade incompatível com a segurança, porque uma criança desatenta pode, por exemplo, descer da calçada e invadir a rua", alerta a coordenadora do Núcleo de Educação e Cidadania do Diretran, Maura Moro. Apesar da volta às aulas, o número de acidentes ontem ficou abaixo da média do mês de julho. Até as 18 horas, de acordo com o Batalhão de Trânsito (BPTran) de Curitiba, foram registrados 14 acidentes a contagem prosseguiria até a meia noite. A média do mês é de 29 acidentes por dia.
Serviço: Dúvidas e sugestões sobre trânsito podem ser repassadas à Diretran pelo telefone 3320-3429.
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora