• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Arquivo Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo Gazeta do Povo

A volta para casa dos curitibanos que viajaram no feriado de Tiradentes está movimentada desde o fim da manhã e deve permanecer até as 21 horas deste domingo (24). No retorno do litoral paranaense pela BR-277, a expectativa é de que 24.500 veículos subam a serra. A Ecovia, concessionária que administra o trecho, prevê um fluxo de 2,5 mil veículos por hora durante os horários de pico, um movimento cinco vezes maior que o normal.

Do início da tarde até por volta das 21h, o número de veículos na pista oscilou entre 2,1 mil e 2,6 mil por hora. Durante o dia, apesar do alto fluxo de veículos, não houve lentidão. A partir das 19h, pontos de lentidão passaram a ser registrados na região da Serra do Mar. A situação se normalizou por volta das 21h. Segundo a Ecovia, a expectativa é que o tráfego comece a diminuir a partir das 22h.

No retorno do litoral catarinense pela BR-376, a situação está mais complicada. Desde a tarde o trânsito estava lento em dois pontos da estrada: a região de Tijucas do Sul, no Paraná, e de Balneário Camboriu, em Santa Catarina. Às 18h30, eram registrados 60 km de lentidão. Às 20h30, ainda havia 55 km, 25 km no Paraná e 30 km em Santa Catarina. Apesar da lentidão, o fluxo de veículos começou a cair, passando de 2,3 mil veículos/hora para 2,2 mil. Segundo a concessionária Autopista Litoral Sul, a lentidão foi causada somente pelo excesso de veículos.

A concessionária estima para este domingo um movimento 38% maior que o usual. Para não interferir na fluidez do trânsito, a concessionária não vai realizar obras no trecho. A expectativa é de trânsito pesado até as 23h.

Interior

No trecho da BR-277, que liga Curitiba ao interior do estado, a CCR Rodonorte prevê um fluxo de veículos 45% maior que o habitual. São esperados 39 mil veículos trafegando pelos dois sentidos na altura de São Luiz do Purunã. Segundo a concessionária, este movimento é alto, mas é inferior ao registrado em feriados como os de Carnaval ou Páscoa.

Após um pico entre a tarde e o começo da noite, o fluxo de veículos caiu significativamente. Às 20h30, a média total de veículos na pista era de 2 mil por hora. Isso é equivalente ao movimento em dias normais. Antes disso, às 18h30, o fluxo estava 70% acima do normal, com 1,1 mil veículos no sentido interior e 2,2 mil no sentido Curitiba. Apesar disso, não houve registro de pontos de lentidão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]