• Carregando...

No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado no próximo sábado (13), 150 voluntários vão tirar o lixo do Rio Atuba, localizado entre os municípios de Curitiba, Colombo e Pinhais. A iniciativa é da ONG Ocean Conservancy - organização internacional que promove a conservação dos ecossistemas aquáticos - em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil. Na última edição, realizada em 2013, 3,5 toneladas de entulho foram recolhidos do Atuba. A ação também acontece em outros 100 países.

O material recolhido é catalogado e enviado para o aterro sanitário da cidade. As informações sobre os tipos de resíduos encontrados são enviadas para a Organização das Nações Unidas (ONU). Com base nos dados - tanto os locais como os de outros países - a entidade cria um tratado, indicando o que é preciso fazer para melhorar a saúde dos rios, e pede para os representantes dos países assinarem.

De acordo com a coordenadora de estado da ONG, Katia Souza Kalinowski, os materiais de construções são os principais detritos achados nas águas. "Encontramos alumínio, eletrodomésticos e coisas cirúrgicas, mas o que mais tem é material de construção", conta. Segundo Katia, a ação, que ocorre faz 12 anos em Curitiba, tem mostrado bons resultados. "Percebemos que têm diminuído a quantidade de lixo recolhido", conta.

A cada três anos a ONG escolhe um rio para realizar a limpeza. Em 2010 foi a vez do Rio Bacacheri, localizado na região com o mesmo nome. Naquele ano, os voluntários tiraram cerca de nove toneladas de lixo. Em 2012, o número baixou para cinco.

Dia do Rio

No dia 24 de novembro, Dia do Rio, ocorre a 9ª edição da Expedição Resgate do Iguaçu, evento promovido pela GARI (Grupo Ambientalista do Rio Iguaçu), uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em parceria com órgãos municipais e estaduais. Os pesquisadores percorrem o trecho do rio Iguaçu que vai do Porto de Amazonas até São Mateus do Sul. "No ano passado nós recolhemos duas toneladas de lixo", conta o conselheiro Giacomo Clausi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]