Um grupo de voluntários de Curitiba está se mobilizando para fazer uma festa de Natal para 1,8 mil famílias que vivem em uma comunidade do bairro Caximba. A iniciativa tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis, brinquedos e doces para a alegrar as crianças e suas famílias. A ação faz parte do projeto Move Vidas, que atua naquela região.
A entrega das doações na Caximba será no próximo sábado (17), às 14 horas. Quem se interessar, pode colaborar com doações ou ajudando no dia evento. O contato pode ser feito pela página do evento no Facebook, Natal na Caximba, ou ainda na página do projeto Move Vidas . O grupo também conta uma “vaquinha online” para ajudar a custear as despesas da festa.
- Crianças de Curitiba se emocionam com presentes da campanha Papai Noel dos Correios
- 300 mil luzes de Natal transformam o distante Umbará em ponto turístico de Curitiba
- Últimos dias para entrar no clima de Natal: veja atrações gratuitas em Curitiba
- Curitiba inaugura árvore de Natal feita com sombrinhas
- Árvores solidárias de Natal se espalham pelo Paraná – e tem até para pets
A comunidade Abraão, na Caximba, que receberá a festa de Natal, é formada por ocupações. No local, não há infraestrutura como rede de esgoto, asfalto e coleta de lixo, nem equipamentos como escola e posto de saúde.
Confira também outras ações solidárias que antecedem o Natal e seguem em busca de apoiadores em Curitiba:
Refugiados e imigrantes
A campanha da Associação para a Solidariedade aos Haitianos do Brasil (ASHBRA) arrecada brinquedos, fraldas, cobertores, roupas e alimentos não perecíveis para refugiados e migrantes que vivem em Curitiba. As entregas podem ser feitas até o dia 14 de dezembro na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), na Rua Vicente Machado, 84, ou ainda, até o dia 18 de dezembro, no Memorial de Curitiba – Rua do Rosário, 160. Nesta data, haverá uma festa de Natal para as crianças atendidas pela associação a partir das 13h30. O objetivo do evento é promover uma confraternização entre povos.
Amigos do Noel
Cerca de 300 crianças do Sítio Cercado devem ser atendidas, no próximo dia 17 de dezembro, por integrantes do grupo Amigos do Noel. Cerca de 30 voluntários se uniram neste ano para ajudar a comunidade e já arrecadaram aproximadamente 800 brinquedos. “Além de entregar os presentes, vamos oferecer brincadeiras para as crianças, como cama elástica, tobogã inflável e pintura no rosto”, explica um dos envolvidos com a iniciativa, o vendedor Wildemar Tavares. Quem quiser participar com doações deve entrar em contato pelo e-mail vendas_tavares@hotmail.com.
População de rua
Os amigos que compõem o grupo Rango de Rua estão organizando uma ceia para moradores de rua nas duas sextas-feiras que antecedem o Natal e ano-novo – dias 23 e 30 de dezembro. “Já fazemos esse trabalho semanalmente, mas agora vamos oferecer um cardápio mais elaborado e um panetone para cada pessoa atendida”, explica o voluntário Fernando Pizzatto.
Segundo ele, há várias formas dos interessados ajudarem. Além das doações de alimentos ou dinheiro para as compras, é possível participar do preparo da comida, montagem das marmitas e entrega das refeições pela cidade. “Durante o trabalho, buscamos conversar com os moradores, ajudá-los a sair dessa condição e orientar como ir atrás de documentação para eles”, comenta.
Cerca de 170 pessoas devem ser atendidas com as refeições na região central. O contato com o grupo pode ser feito pela página do Facebook.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora