• Carregando...
 | Reprodução/Facebook
| Foto: Reprodução/Facebook

Apesar do pedido feito em regime de urgência pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) – por intermédio das redes sociais e dos órgãos de comunicação do governo do Paraná – para que a população doasse sangue para ajudar a atender as vítimas do grave acidente na BR-277 no fim da tarde de domingo (3), voluntários relataram nas redes sociais que o posto do Hemepar em Paranaguá não conseguiu atender todos os doares que estiveram no local.

Reprodução/Facebook

Segundo os relatos, o motivo seria a falta de um médico responsável no local durante o horário de atendimento para coleta, condição exigida por lei para a realização de coleta de sangue (lei federal nº 10.250). A explicação teria sido dada pelos próprios funcionários da unidade do Litoral, que realiza coletas de sangue três vezes na semana (às segundas, quartas, sextas), das 8 às 14 horas.

Os relatos narram ainda que algumas pessoas que foram ao local percorreram grandes distâncias para atender ao pedido do Hemepar e acabaram dispensadas pelos funcionários. As postagens também questionam a falta de um atendimento especial numa situação como a do acidente, especialmente se houve um pedido do Hemepar por doações.

Reprodução/Facebook

Questionada sobre a situação, a 1.ª Regional de Saúde do Paraná, responsável pelo posto do Hemepar no município, não explicou o que, de fato, ocorreu e se limitou a emitir uma nota afirmando apenas que recebeu nesta manhã doações de sangue de um grupo de bombeiros e que os estoques de sangue e plasma no Litoral são suficientes no momento.

A nota diz ainda que “Hemepar e a Secretaria Estadual de Saúde mantêm a estrutura adequada para atender as demandas da população da região, inclusive para este incidente na BR-277, onde já estão garantidos os insumos para o perfeito atendimento aos pacientes”.

Curitiba

Em Curitiba, as coletas foram feitas com alguma demora. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, isso ocorreu devido à grande demanda registrada no dia: ao todo foram feitas 250 coletas, 100 a mais do que a média diária.

Para evitar os longos períodos de espera, a sugestão é fazer o agendamento da doação por meio do telefone: 0800 645 4555. O horário de atendimento é das 7h30 às 18h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]