
Na tarde de sábado (13), um cão da raça pitbull foi encontrado por voluntários preso a um trem em Curitiba. O animal foi encaminhado ao Hospital Veterinário Garra por volta das 17 horas de ontem e está em observação. O caso foi divulgado no perfil de um grupo de protetores de animais em uma rede social. Nesta segunda-feira, o cão deve passar por exames complementares antes de ser liberado.
A integrante do grupo Salva Bicho, Fabiane Rosa, conta que os voluntários do grupo e da Ajude Focinhos trabalhavam na feira de adoção, na rua Augusto Stresser, quando viram o trem passar com o cachorro pendurado pela pata. Eles foram atrás do trem para resgatar o animal e encaminharam ao hospital veterinário. Os voluntários acreditam que o cão foi jogado no vagão e, ao tentar sair, ficou preso. "Se ele estiver em condições, será encaminhado para adoção", diz.
O estado clínico do animal não é considerado grave. Segundo o veterinário Robert Jasluk, do Hospital Veterinário Garra, trata-se de um cão idoso, dócil, que tem entre 8 e 10 anos, com dificuldade respiratória devido à idade, e tem se alimentado bem. O animal está com uma pequena lesão na pele, mas não se pode afirmar se foi adquirida no acidente.
Inicialmente, acreditou-se que ele havia sido arrastado por um longo tempo, mas, pelo estado de saúde do animal, os veterinários descartam essa possibilidade.