A colisão entre uma ave e a turbina de um avião da TAM obrigou a tripulação a voltar à pista do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), cerca de dez minutos após a decolagem.
O incidente aconteceu na tarde desta terça-feira (15). No voo estavam 118 passageiros. Não houve feridos.
De acordo com a empresa aérea, o voo JJ 3275, que ia de Ribeirão Preto a Congonhas, na capital paulista, decolou às 13h50 e teve que retornar à pista do aeroporto Leite Lopes por volta das 14h.
Um empresário do Rio, que estava no voo da TAM, conversou com a reportagem, mas pediu para não ser identificado. Ele disse que a aeronave ainda estava ganhando altitude quando foi atingida pela ave.
Segundo o empresário, logo após a colisão foi possível sentir que o avião balançou e o comandante anunciou que voltaria ao aeroporto.
De acordo com a TAM, os passageiros foram reacomodados nos próximos voos da companhia e de empresas parceiras. Mas o empresário resolveu não arriscar.
"Eu já tinha comprado passagem de ida e volta em outra companhia e resolvi decolar com a TAM, mais cedo, porque meu compromisso em Ribeirão terminou antes", contou. "Mas depois do incidente, resolvi esperar", disse o empresário.
Prevenção De acordo com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), há um estudo sendo desenvolvido para mapear as aves no entorno do aeroporto Leite Lopes. O estudo é feito pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e está na fase final.
Em 2010, o Daesp divulgou para a Folha que 25 espécies de aves sobrevoavam o Leite Lopes. O estudo vai ajudar o órgão a implantar ações de manejo das espécies encontradas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião