A Defesa Civil atualizou, na noite de quarta-feira (22), os números do devastador tornado que atingiu a cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira. O prejuízo foi de R$ 29 milhões. O tornado atingiu 2.754 pessoas e 869 residências (115 destruídas totalmente e 221 parcialmente; 251 destelhadas totalmente e 282 destelhadas parcialmente). Além disso, um dado mostrou a magnitude dos ventos: documentos de vítimas foram arrastados e encontrados a até 70km de distância. A Defesa Civil ainda pode atualizar esses números.
Tornado é fenômeno comum no Sul do Brasil
Apesar de assustador, evento climático como o que atingiu Xanxerê (SC) na segunda-feira faz parte da climatologia do Centro-Sul do país
Leia a matéria completaDuas pessoas morreram e 120 ficaram feridas - três delas seguem em estado grave nesta quinta-feira.
Desde segunda-feira, os dias da aposentada Dercília de Freitas têm sido de limpeza. Ela é uma das 2.754 pessoas - contabilizadas oficialmente até quarta-feira à noite – que foram atingidas pelo tornado em Santa Catarina.
Após passar os dias tentando salvar o que sobrou da residência, no bairro Primo Tacca - já que somente as paredes ficaram em pé - Dercília vai para um pavilhão comunitário, onde está alojada.
- Estou contando com a ajuda da família, que veio de Florianópolis para ajudar, e estou esperando pela Defesa Civil e outros órgãos para decidir o que fazer com a casa, se é possível arrumar ou não. Enquanto isso, estou dormindo no pavilhão – conta.
A aposentada estava com a neta de 26 anos e a bisneta de 9 anos no momento que o tornado devastou seis bairros de Xanxerê. As três se esconderam no porão da casa.
- Começou a estalar tudo, não deu tempo nem de rezar. Achei que a gente ia sair voando. Depois fiquei com um zunido forte no ouvido, saí e vi toda a destruição – lembra Dercília.
Um total de 175 homens do Exército ajudam na recuperação de Xanxerê, além de bombeiros, policiais e servidores. Um total de 905 pessoas foram mobilizadas para ajudar a conter os estragos da tragédia.
PMs informaram ao GLOBO que várias ocorrências foram registradas nos últimos dias, ou seja, estão furtando itens como eletrodomésticos das casas que estão abertas por conta do tornado.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora