• Carregando...

Seis portarias definindo o zoneamento agrícola para as culturas de mandioca, feijão e algodão foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (23), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As portarias, de números 62, 63, 64, 65, 66, 67 se referem ao cultivo dos produtos nos estados de Santa Catarina (mandioca), Paraná (feijão 1ª safra, mandioca e algodão), São Paulo (feijão 1ª safra) e Maranhão (algodão).

Mandioca - A portaria de número 62 aprova o zoneamento agrícola para a produção de mandioca em Santa Catarina, ano-safra 2006/2007. O estudo considera aptos 273 municípios para o cultivo da espécie Manioth utilíssima. Já a portaria 63 aprova o zoneamento do mesmo produto para o Paraná, considerando aptos 391 municípios. O Paraná é hoje o maior produtor de derivados de mandioca do país, responsável por 10% dos US$ 2 bilhões movimentados pelo Brasil no mercado internacional.

Feijão - O zoneamento agrícola para plantio do feijão 1ª safra, ano-safra 2006/2007, foi aprovado nas portarias 64 e 66. A primeira definiu 291 municípios indicados ao cultivo no Paraná – estado que é hoje o principal produtor de feijão (Phaseolus vulgaris L.), respondendo por 25% de tudo o que é cultivado no Brasil. Já a portaria 66 define o zoneamento do mesmo produto para São Paulo, classificando como indicados ao cultivo 338 municípios.

Algodão – A portaria de número 65 aprova o zoneamento agrícola para o cultivo do algodão herbáceo, ano-safra 2006/2007, no Maranhão, onde190 municípios estão indicados para o cultivo. O sucesso da cultura no estado tem sido impulsionado pelas condições de clima favorável e terras planas, que permitem a mecanização total das lavouras. A portara número 67 aprova o zoneamento agrícola para esta cultura, ano-safra 2006/2007, no Paraná, sendo indicados 292 municípios.

Editadas pela Coordenação Geral de Zoneamento Agropecuário do Mapa, as portarias indicam aos produtores os municípios, as épocas, as cultivares e os tipos de solo adequados ao plantio. Mais informações sobre as normas do zoneamento agrícola para essas culturas, inclusive os municípios selecionados e as datas favoráveis ao plantio, podem ser consultadas na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União, no site da Imprensa Nacional: www.in.gov.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]