A filhote de hipopótamo pesa aproximadamente 40 quilos| Foto: Alexander Biondo/ Prefeitura de Curitiba
Por enquanto, a filhote não poderá ser vista pelos visitantes
Segundo a Prefeitura, a expectativa é de que, daqui a um ano, a filhote chegue a pesar 250 quilos
O zoo de Curitiba ganhou mais um integrante nesta quinta (3)
Charlene, assim como sua cria, nasceu no Zoológico de Curitiba, há 10 anos

A família de hipopótamos do Zoológico de Curitiba ficou maior na última terça-feira (1º). Charlene , a mãe, deu à luz a um filhote de aproximadamente 40 quilos. Por questão de segurança e proteção do recém-nascido, ele está isolado, e por enquanto, não pode ser visto pelos visitantes. A expectativa é de que a visita seja liberada ainda na próxima semana. A informação inicial divulgada pela prefeitura era de que o filhote havia nascido na quinta-feira.

CARREGANDO :)

Apesar de a prefeitura informar ainda que o novo animal é uma fêmea, a bióloga do Zoo Tereza Cristina Castellano disse que ainda não se sabe o sexo do filhote. A agressividade natural dos hipopótamos impede que a equipe do Zoo se aproxime tanto do filhote como da mãe. Por isso, só será possível informar se o animal é "ele" ou "ela" daqui, mais ou menos, duas semanas, quando o hipopótamo começar a caminhar.

"Para ter certeza [do sexo] depende do acesso que temos ao animal. Agora ele fica só deitado, e ainda não tivemos a oportunidade de nos aproximar. Quando ele estiver andando, vamos acompanhá-lo com um binóculo e teremos mais detalhes", explica a bióloga.

Publicidade

Caso animal seja uma fêmea, ela será mantida junto à mãe e à tia no Zoo. Mas, se for um macho, existe a possibilidade de que ele seja levado para outro zoológico, como forma de controle populacional da espécie no local.

Esta é a terceira cria de Charlene, classificada pela equipe do Zoo como "temperamental". O adjetivo faz jus à fêmea, que matou seus dois primeiros filhotes. Por isso, os profissionais fazem um acompanhamento mais atento desse novo hipopótamo. Mas, por enquanto, Charlene não demonstrou o mínimo desprezo pelo filho, o que deixa a equipe mais tranquila. Segundo a Prefeitura, a expectativa é de que, daqui a um ano, o filhote chegue a pesar 250 quilos.

O pai do filhote é também o avô dele, o Dino, que é o único macho desta família de mamíferos do Zoo. Um hipopótamo macho pesa na vida adulta, mais de duas toneladas. Quando filhote, o animal tem a alimentação restrita à amamentação. A partir dos seis meses, ele já começa a provar vegetais. Hipopótamos são considerados o terceiro maior mamífero terrestre do planeta. Charlene também nasceu no Zoológico de Curitiba, há 10 anos.

Além da família de hipopótamos, o Zoológico de Curitiba conta com aproximadamente 1,8 mil animais de 130 espécies - entre aves, peixes, mamíferos e répteis, exóticos e nativos. Entre as principais atrações estão onças, tigres, leões, antas, urso, girafas e lhamas.

Veja fotos do novo hipopótamo do Zoo

Publicidade