Um novo casal de onças-pintadas chegou ao zoológico de Curitiba na última segunda-feira (16). Os animais, ambos com 13 anos, foram criados em Manaus (AM) por um proprietário particular. Há dois meses, eles estavam sob a tutela do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na capital do Amazonas.
Acompanhados de um médico veterinário, os animais chegaram às 22h na capital paranaense. Tanto Apolo e Angélica nomes dados pelo antigo proprietário dos animais passam bem.
Desde o ano passado o zoológico de Curitiba não contava com exemplares de onça-pintada. Em 2005, o casal de onças-pintadas faleceu (uma no início do ano e a outra na metade). Ambas tinham 24 anos idade acima do normal para a espécie criada em cativeiro, cuja média é de 22 anos.
Porém, os animais ainda não estarão disponíveis para exposição ao público. As duas onças-pintadas estão isoladas e num período de 40 dias serão observadas. Não apenas a saúde delas será avaliada, mas também a adaptação ao novo lar.
Como os animais já conviverem juntos desde o nascimento, isto deve facilitar a adaptação ao zoológico de Curitiba.
Apolo e Angélica ocuparão uma jaula ao lado de outra onça de 12 anos, porém de pêlo preto. As onças-pintadas e pretas são da mesma espécie, mudando apenas a coloração dos pêlos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião