Quinze zoológicos de todo o país terão uma programação especial, neste sábado (22), para comemorar o Dia Mundial da Biodiversidade. Entre as atividades previstas para os visitantes, voltadas principalmente a crianças, estão visitas monitoradas, exposições e oficinas para a confecção de máscaras.
"Nós queremos que as pessoas compreendam que fazem parte da biodiversidade. Por isso é tão importante explicar esse conceito e conscientizar o indivíduo como parte da natureza", diz ao G1 a bióloga Márcia Arzua, diretora do Museu de História Natural de Curitiba. O zoológico da capital paranaense é um dos 15 zoos que participam do projeto.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, ao chegarem aos zoológicos, os visitantes poderão conhecer ações de proteção à biodiversidade. Em Curitiba, por exemplo, haverá estações com jogos e brincadeiras para as crianças e exposições de obras de arte com material reciclado.
Em todas as unidades participantes, ainda segundo o Ministério, as crianças poderão participar de oficinas para confeccionar máscaras de dez bichos da fauna brasileira: capivara, onça, lobo-guará, sagui, tamanduá, quati, urubu-rei, papagaio, gavião-real e coruja. "Essa é uma ação fundamental para que as crianças conheçam mais sobre cada espécie", afirma Márcia.
Participam do projeto os zoológicos de Bauru (SP), Brasília (DF), Manaus, Ilha Solteira (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte, Porto Alegre, Balneário Camboriu (SC), Curitiba, Belém, Gramado (RS), João Pessoa, Recife, Rio Branco e São Carlos (SP).
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora