Dez diretórios regionais de partidos políticos com representação no Paraná dentre eles o PMDB, partido do governador Roberto Requião não entregaram a prestação de contas referentes a 2006 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo final para a prestação de contas era a segunda-feira.
Esses partidos, agora, perderão o direito à parcela a que têm direito no fundo partidário, dinheiro que é distribuído a todas as legendas para a manutenção de suas atividades políticas. As informações foram divulgadas ontem pelo TRE.
Os outros diretórios regionais de partidos que não prestaram contas foram: PRP, PSL, PSC, PAN, PSOL, PC do B, PMN, PSTU e o PT do B. O TRE do Paraná vai enviar as informações do descumprimento do prazo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinará aos diretórios nacionais dos partidos que suspendam o repasse aos diretórios regionais da cota do fundo partidário. Enquanto os partidos não prestarem contas de seus gastos, não terão direito ao repasse.
Por outro lado, 18 partidos com representação no Paraná prestaram contas: PRB, PP, DEM (ex-PFL), PL, PTN, PSDB, PDT, PSB, PPS, PHS, PT, PTB, PRONA, PTC, PSDC, PCB, PV e PRTB.
A prestação de contas deve informar o que cada partido fez com os recursos que recebeu do fundo partidário. Também deve indicar a origem e o valor das contribuições e doações e a relação detalhada das receitas e despesas da agremiação ao longo do ano. O balancete também deve especificar os gastos eleitorais, com a comprovação das despesas com programas no rádio e na televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios e demais atividades de campanha.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo