Pelo menos 137 mil eleitores de Curitiba já procuraram o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para fazer o recadastramento do título de eleitor até esta terça-feira (31). Os eleitores precisam passar no tribunal para a coleta das impressões digitais e revisão dos dados para se adequarem ao sistema da urna biométrica. O número de eleitores atendidos corresponde a cerca de 10% do total de pessoas que devem ser recadastradas, que são 1,3 milhão de eleitores.
Para facilitar o processo, o eleitor pode agendar o atendimento pela internet. O órgão também elaborou uma tabela para atendimento de acordo com o mês de nascimento do eleitor, o que dá mais agilidade ao serviço. Além disso, o número de guichês foi gradativamente ampliado e, atualmente, a Central de Atendimento ao Eleitor conta com 225 funcionários contratados especificamente para esse fim, 48 estagiários e 20 servidores efetivos. Com isso, estão em operação 198 guichês, distribuídos em três salões: um para atendimento normal, um para atendimento preferencial e outro para atendimento agendado pela internet.
Confira os prazos e documentos necessários para fazer o recadastramento
O recadastramento atende a uma medida determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para incluir Curitiba entre as cidades que terão eleição em 2012 através da urna biométrica, pela qual o eleitor será identificado pela impressão digital. A capital possui cerca de 1,3 milhão de eleitores e mesmo as 54 mil pessoas que já fizeram o cadastro digital em 2010 devem retornar à Central do Eleitor até janeiro de 2012.
Ao comparecer ao TRE, o eleitor fará o cadastramento de sua impressão digital, uma fotografia digital dele e também a atualização de seus dados cadastrais. No dia da eleição, ele deverá ser identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação. O recadastramento vai até 20 de janeiro de 2012.
Recadastramento
O comparecimento é obrigatório e quem não fizer a revisão cadastral terá o título cancelado. Também não poderá fazer o passaporte ou matricular-se em nenhum curso superior (tanto em universidades públicas como em particulares). Os servidores públicos que não atenderem à convocação do TRE terão o pagamento do salário suspenso. O recadastramento será feito de acordo com o mês de nascimento do eleitor e com a apresentação de documento com foto e comprovante de residência. As cidades da região metropolitana não estão incluídas na revisão eleitoral.
Curitiba é uma das 187 cidades que irão implantar a eleição biométrica no ano que vem. A expectativa do TSE é que, em todo o Brasil, 6,1 milhões de eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões digitais neste ano e cerca de 10 milhões de pessoas utilizem a impressão digital para identificação nas próximas eleições.
Além de Curitiba, o recadastramento será feito em todos os municípios de Alagoas e Sergipe, em seis cidades de Pernambuco (Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência), em Goiânia e nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva.
As informações coletadas pela Justiça Eleitoral servirão de base para que futuramente seja expedido o Registro de Identificação Civil (RIC), o documento único de identificação para substituir a carteira de identidade, CPF e o título de eleitor.
Confira os prazos e documentos necessários para fazer o recadastramento
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais