Dezesseis anos depois de a Câmara Municipal cassar o mandato de Antonio Belinati e oito depois dele ter vencido Luiz Carlos Hauly (PSDB) no segundo turno de 2008, mas ter o registro da candidatura cassado dias depois da vitória no segundo turno – provocando um inusitado terceiro turno –, o belinatismo vai voltar à prefeitura de Londrina. O deputado federal Marcelo Belinati (PP), sobrinho e agora também herdeiro político de Antonio Belinati, conseguiu um feito inédito, quatro anos depois de passar a campanha inteira como favorito e perder no segundo turno por de 2.978 votos de diferença: venceu a eleição no primeiro turno, o que é inédito em Londrina. O candidato do PP teve 51,57% da preferência do eleitorado, chegando a 136360 votos. O segundo colocado foi Valter Orsi (PSDB), com 35,33% dos votos.
Confira os números finais da apuração para prefeito de Londrina.
Confira a lista de vereadores eleitos em Londrina.
- Manhã de votação no interior tem biometria falha e “engarrafamento de candidatos”
- Ponta Grossa decide pelo segundo turno entre Marcelo Rangel e Aliel Machado
- Paranhos é eleito no primeiro turno em Cascavel
- Ex-aliados, Silvio Barros e Ulisses Maia disputam segundo turno em Maringá
- Mais votado tem candidatura impugnada e situação em Foz do Iguaçu permanece indefinida
Marcelo Belinati é deputado federal em primeiro mandato e foi vereador em três legislaturas em Londrina. Ele será o primeiro londrinense nato a assumir a prefeitura da cidade, que tem 82 anos.
Na reta final, Marcelo Belinati reclamou dos ataques que sofreu durante a disputa eleitoral. Durante toda a campanha ele foi questionado sobre o passivo político do tio, principalmente por conta do caso Ama/Comurb, que abreviou o terceiro mandato do ex-prefeito. Ao contrário de Antonio, que é réu em dezenas de processos, Marcelo nunca foi processado, tendo sobrevivido à legislatura 2005-2008, que teve dois vereadores presos, um cassado, um que renunciou ao mandato e cinco afastados liminarmente. Então vereador, passou ileso.
“Unir a cidade”
Em sua primeira manifestação como prefeito eleito, Marcelo Belinati comemorou a vitória no primeiro turno e falou em “unir a cidade”. “Vou dar o melhor de mim para fazer de Londrina uma cidade cada vez mais linda”, declarou. “Vamos unir a cidade, chega de divisão meu Deus do céu: ‘é nos contra eles’, para com isso, todos nós somos londrinenses, nós queremos que Londrina cresça”, completou.
Marcelo Belinati afirmou que embarca nesta segunda-feira (3) para Brasília e que já marcou conversas com os ministros da Agricultura, o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) e com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, principal cacique do PP no Estado. Ele disse que até o fim do ano vai manter a rotina de deputado federal, viajando todas as semanas para Brasília, o que será feito paralelo ao trabalho de transição.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião