• Carregando...
Fruet: expectativa alta mostra confiança da população, mas pode virar “armadilha” se não cumprir promessas de campanha | Antonio Costa/Arquivo/Gazeta do Povo
Fruet: expectativa alta mostra confiança da população, mas pode virar “armadilha” se não cumprir promessas de campanha| Foto: Antonio Costa/Arquivo/Gazeta do Povo

Nepotismo

Nomeações da mulher e da irmã são alvo de críticas de internautas

Além de dar sugestões ao prefeito eleito, alguns leitores da Gazeta do Povo também criticaram os primeiros atos de Gustavo Fruet (PDT) após a eleição. A principal reclamação foi em relação à nomeação de parentes para o secretariado – Fruet indicou sua irmã, Eleonora Fruet, como secretaria de Finanças, e sua mulher, Márcia Oleskovski Fruet, como presidente da Fundação de Ação Social (FAS).

Para o leitor Jorge Tauil, a nomeação das duas foi uma decepção. "Inicialmente, esperava que ele não fosse adepto do nepotismo. Agora a gente já sabe o que pode vir. É igual a todos os outros", criticou. Eduardo Wellington fez crítica parecida: "Não é porque outros governantes fizeram [nomeações de familiares] que você é permitido a fazer [o mesmo]. Pega muito mal seu primeiro anúncio ser nomear sua mulher e sua irmã. Sou seu eleitor desapontado".

Houve ainda quem destacasse que, mesmo tendo capacidade técnica para gerir a Secretaria de Finanças, Eleonora não deveria ter sido nomeada em nome do princípio da impessoalidade no serviço público, que tinha de vir em primeiro lugar. O leitor Carlos Costa foi mais longe e sugeriu que Fruet deveria acabar com o nepotismo. "Pode começar [a gestão] por aí?", perguntou Costa ao futuro prefeito. (CM)

Sugestões dos leitores

Um total de 155 leitores da Gazeta do Povo mandaram recados para Gustavo Fruet por meio do site e das redes sociais do jornal. Confira alguns:

"Sou morador de Araucária, mas necessito ir a Curitiba muitas vezes por semana. O que eu acho importante é que Fruet não atrase ainda mais o projeto do metrô e uma melhor integração com os municípios da região metropolitana."

Cicero Roberto Kruke Lachowski

"A prefeitura precisa parar de gastar dinheiro tapando buraco nas ruas e refazer o asfalto por completo. O Bairro Alto e o Bacacheri, por exemplo, estão com alto fluxo de ônibus e o asfalto está um lixo."

Mauer de Oliveira

"Há mais de 15 anos os moradores do Tatuquara esperam ter um terminal de ônibus. (...) Afinal, quando essa obra se iniciará?"

Paulo Dercidio Pires

"Na região da Água Verde é comum a queda de árvores, com grandes transtornos. O pessoal da prefeitura que se diz ‘especialista em árvores’ teima em não remover aquelas que lá estão desde a década de 50 e 60.Não adianta só podar. Tem que mandar cortar e replantar outras no lugar."

Valdir Barbosa Campos

Confira todas as sugestões enviada por leitores.

O prefeito eleito de Cu­­ritiba, Gustavo Fruet (PDT), toma posse amanhã com uma alta expectativa da população de que faça uma boa administração e de que seja melhor que Luciano Ducci (PSB). E as áreas em que a população mais espera melhorias são a saúde e a segurança, segundo levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas com exclusividade para a Gazeta do Povo .

A pesquisa mostra que 73% dos curitibanos acreditam que Fruet fará uma boa gestão, enquanto apenas 17% preveem uma administração regular e 6%, ruim. Para 64% (dois em cada três curitibanos), a expectativa também é de que o pedetista seja melhor prefeito que Ducci. Apenas 6% acham que ele não conseguirá gerir a cidade tão bem quanto o atual prefeito.

Para o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, essa expectativa é bastante alta. Segundo ele, revela que mesmo os eleitores que votaram em outros candidatos têm confiança no pedetista. "Isso mostra que a eleição acabou e que os curitibanos gostam dele. A expectativa é excepcional e mostra que ele vai ter o apoio popular para fazer um bom governo."

Já o cientista político Emerson Cervi, da UFPR, avalia que a alta rejeição da gestão de Ducci explica, em parte, a boa expectativa com a gestão de Fruet. Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado pela Gazeta do Povo na última quarta-feira mostrou que o atual prefeito termina o mandato com a rejeição de 42% dos eleitores curitibanos.

Outra análise possível dos números da pesquisa é que Fruet pode, no futuro, enfrentar uma rejeição alta da população se frustrar as expectativas do curitibano. E o levantamento indica quais são as áreas consideradas prioritárias pela população e as promessas de campanha que os curitibanos mais se lembram.

Preocupações

A saúde é, disparada, a maior preocupação: 64% escolheram o atendimento médico como uma das duas prioridades para a próxima gestão. A contratação de mil profissionais de saúde também é o compromisso eleitoral de Fruet mais lembrado. Essa promessa foi citada por 56% dos curitibanos como a primeira que deveria ser cumprida.

Murilo Hidalgo avalia que a pesquisa indica que as propostas eleitorais de Fruet para a saúde influenciaram positivamente em sua eleição. Para ele, uma melhoria nesse setor ajudaria até a "encobrir" problemas em outras áreas, como uma possível elevação do valor da passagem de ônibus.

Já a segurança pública, com 47% de citações, foi a segunda prioridade escolhida pelos curitibanos, que podiam optar por duas opções na pesquisa. A contratação de 1,5 mil guardas municipais foi a terceira promessa mais lembrada, citada por 9% (veja no infográfico as demais prioridades e compromissos lembrados pelos curitibanos).

Leitores escolhem o trânsito e o transporte como prioridades

Na semana passada, a Gazeta do Povo perguntou para seus leitores na internet qual deve ser a prioridade do início do mandato do prefeito Gustavo Fruet (PDT). Ao todo, 155 pessoas enviaram sugestões. O problema mais destacado foi o trânsito e o transporte coletivo, além da infraestrutura viária. Por meio do Twitter, o prefeito disse que vai acompanhar as demandas e propostas dos leitores. Também anunciou que pretende fazer do Twitter um canal permanente para conversar com os moradores.

A mobilidade urbana foi destacada como um problema urgente para ser resolvido pela prefeitura. "Que Gustavo Fruet nos dê transporte coletivo de qualidade; não cabem mais carros nas ruas", lembrou, pelo Twitter, o leitor Cláudio Bento.

Alguns pontos de congestionamento foram destacados. O leitor Virgílio Pereira Júnior criticou a interrupção das obras da Linha Verde Sul, na parte que liga Fazenda Rio Grande e o Tatuquara ao Pinheirinho. "O meu pedido é para que termine a Linha Verde. Vejo na região da Ceasa que o pessoal de Tatuquara e Fazenda Rio Grande sofre demais com os engarrafamentos. E, afinal, já faz seis anos que ela está em obras", lembrou. A região foi lembrada por outros leitores.

Outros reclamaram do trânsito nas proximidades dos shoppings Palladium e Total, no Portão, sugerindo que agentes municipais de trânsito ajudem a organizar o fluxo de veículos. O metrô também foi destacado como uma prioridade por vários leitores. "Se [Fruet] fizer o metrô, vai ficar na história da cidade. Se o não fizer, dará prova de que não é bom administrador", escreveu o leitor William Amorim. Luis Carlos Soares pediu que a obra do metrô seja iniciada logo e justificou: "Nós curitibanos merecemos um transporte mais eficiente".

Postos policiais

A falta de segurança na cidade também foi destacada pelos leitores. "Moro no bairro Mercês, alvo de constantes assaltos (...). O posto policial mais próximo é no bairro Jardim Schaffer. Nosso bairro deveria ter um posto policial", disse a leitora Amaryllis Camargo, que sugere que a unidade de vigilância seja instalada na esquina da Avenida Manoel Ribas com a Desembargador Motta.

Outro problema lembrado foi a saúde, principalmente a falta de médicos. "Os problemas mais graves na cidade são evidentes. Tem vários postos 24 horas, mas não tem médicos. Quanta humilhação as pessoas passam nesses postos de saúde!", criticou o leitor Claudio Marcelo.

Vários outros temas foram lembrados pelos leitores, incluindo a construção de ciclovias, o cuidado com os animais abandonados, as pichações, a moralização do serviço público e a canalização de rios. (CM)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]