No segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 26, mais de 27 milhões de eleitores estarão aptos a comparecer às urnas para eleger os prefeitos de 30 municípios, dos quais, onze capitais, que têm mais de 200 mil eleitores. Dos 77 cidades onde há possibilidade do pleito ser decidido em segundo turno, 47 já definiram seus governantes para os próximos quatro anos no primeiro turno, no dia 5 de outubro.
Além desses 30 municípios, haverá eleição também em Benedito Leite (MA). No primeiro turno a pleito foi suspenso porque os moradores colocaram fogo em todas as urnas da cidade em protesto pelo cancelamento de mais de 400 títulos de eleitor. No local, 4 271 votantes são esperados nas 17 seções instaladas, para escolher prefeito, vice-prefeito e nove vereadores para a Câmara Municipal.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão disponibilizadas cerca de 77 mil urnas eletrônicas para o segundo turno, já adaptadas para o horário de verão, que começa domingo (19). No primeiro turno, foram colocadas disposição da Justiça Eleitoral 462.600 urnas para as 3.105 zonas eleitorais, para atender cerca de 130 milhões de eleitores.
O PT vai disputar a administração municipal em 15 cidades e é a legenda com maior número de representantes concorrendo ao segundo turno. O PMDB, que elegeu o maior número de prefeitos no primeiro turno, concorre, agora, em 12 cidades (sendo o partido com o maior número de candidatos nas capitais). Em seguida no ranking de partidos com maior número de candidatos concorrendo no próximo dia 26, está o PSDB (10), PSB (6), PTB (4) PP (3), DEM (2) PDT (2), PR (2), PCdoB (1), PPS (1) e PV (1).