Ideli Salvatti (ministra das Relações Institucionais, foto) estará presente no encontro com os prefeitos. Também vão comparecer Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Saúde)| Foto: Wilson Dias/ABr

Três ministros do governo Dilma Rousseff estarão hoje em Pinhais, na Grande Curitiba, para apresentar aos prefeitos paranaenses os programas do governo federal destinados aos municípios e os mecanismos para que as cidades recebam verbas da União. Estão confirmadas as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e das ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

CARREGANDO :)

São esperadas cerca de duas mil pessoas, entre prefeitos e assessores, no evento – organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Paraná, como foi batizado, começa às 9 horas no Expotrade.

O presidente da AMP e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, entregará uma carta com reivindicações municipais à União. Entre os pedidos estão a inclusão das prefeituras no universo das contribuições recolhidas pelo estado, ampliação das receitas destinadas ao transporte escolar e a aplicação livre dos recursos dos royalties do petróleo – a União quer que o dinheiro do pré-sal seja destinado exclusivamente à educação.

Publicidade

Durante o evento, grupos de prefeitos irão assinar termos de adesão a dois programas sociais. Um deles é o "Crack, é possível vencer", voltado para tratamento de saúde dos usuários de drogas, enfrentamento do tráfico e ampliação de atividades de prevenção. Outro programa é o dos "Objetivos do Milênio", uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar indicadores sociais relativos a fome, mortalidade infantil e desigualdade entre os gêneros.

Ao longo do dia, técnicos de vários ministérios estarão à disposição dos prefeitos para fornecer informações a respeito de programas e linhas de financiamento oferecidas pelo governo federal. De acordo com a organização, o credenciamento será feito na hora e não há necessidade de inscrição prévia.