A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (15) mostra que 47,8% dos brasileiros não conhecem ou nunca ouviram falar da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, cotada no PT para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2010.
De acordo com os dados, 19,9% dos entrevistados conhecem Dilma e outros 30,5% já ouviram falar no nome da ministra. A pesquisa aponta também que 45,6% dos que conhecem Dilma, a consideram como uma "pessoa capaz".
Ainda segundo a pesquisa, 43,9% dizem que poderiam votar ou votariam em Dilma, enquanto 30,1% responderam que não votariam na ministra.
José Serra
A pesquisa coloca o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), como o preferido dos eleitores brasileiros para as eleições presidenciais de 2010 em todos os cenários em que ele aparece como o candidato do PSDB. Em um cenário de pesquisa estimulada em que o candidato Serra é o candidato do PSDB e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, é a do PT, Serra aparece com 46,5% das intenções voto.
Nesse cenário, Heloísa Helena (PSOL) aparece em segundo lugar com 12,5% da preferência dos entrevistados, enquanto 10,4% dos ouvidos responderam que votariam em Dilma.
No quadro em que Aécio seria o candidato tucano, ele aparece em primeiro nas respostas estimuladas, com 25,3% da preferência, seguido por Heloísa Helena (19,1%) e Dilma Rousseff (12,9%).
A CNT/Sensus ouviu a tendência em outros cinco cenários, sendo que em um deles o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Nesse cenário, Serra obteve 44% da preferência dos entrevistados, seguido por Heloísa Helena (14,6%) e Ciro Gomes (10,1%).
Já na pesquisa espontânea, Lula foi o mais citado como o preferido para 2010, apesar de não poder disputar nova reeleição, com 20,4%, seguido por Serra (10,6%), Aécio (4,1%), Dilma (1,7%) e Heloísa Helena (1,5%). Outros nomes apareceram com menos de 1%.
Governo Lula
A pesquisa aponta ainda que a aprovação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, atingiu 71,1%, 2,3 pontos percentuais a mais que na pesquisa de setembro deste ano (68,8%). A avaliação do governo Lula bateu mais uma vez o recorde de toda a série histórica da pesquisa, que começou a ser realizada em 1998.
De acordo com os dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apenas 6,4% dos entrevistados consideram o governo Lula negativo. Na última pesquisa, a avaliação negativa do presidente era maior 6,8%.
Já 21,5% do público ouvido destacou o governo como regular. A pesquisa também revela aumento na avaliação pessoal de Lula, que subiu de 77,7%, em setembro, para 80,3% neste mês de dezembro o segundo maior índice histórico.
A série histórica da pesquisa destacou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nunca conseguiu manter a rejeição a seu governo abaixo do 23%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro. Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião