A maioria dos deputados do Paraná (56,2%) é a favor da redução da maioridade para 16 anos no caso de crimes hediondos, de acordo com levantamento da Gazeta do Povo e do Observatório das Elites Sociais e Políticas do Brasil publicado em fevereiro deste ano. A pesquisa foi realizada com parlamentares do estado desta legislatura entre o fim de 2014 e o início de 2015.
“Alguns dizem que o sistema prisional não tem condições humanas necessárias para acolher a demanda dos menores. Mas acredito que é preciso fazer a mudança e que o Estado tem de oferecer esse sistema adequado”, defende o senador Alvaro Dias (PSDB), que é a favor da redução da maioridade.
Já o deputado Rubens Bueno (PPS), que é contra a mudança, acredita que o embate será difícil. “É muito grande a pressão dele [Eduardo Cunha], das pessoas ligadas ao fundamentalismo. São pessoas que tratam mais da repressão do que em dar um tratamento adequado aos jovens”, diz. “Temos que ter paciência de ir convencendo com ideias, projetos, mostrando no mundo como funciona e como isso [a redução] seria um retrocesso.”
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”