• Carregando...
Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão, está foragido | José Freitas
Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão, está foragido| Foto: José Freitas

Pinga-fogo

"Se compararmos este dia com aquele da década de 1970, nós temos um novo Brasil, um Brasil democrático, mas ainda com muitas lacunas que precisam ser preenchidas. Responder às famílias que foram vítimas daquele período é uma obrigação do Estado."

Maria do Rosário, secretária nacional dos Direitos Humanos, sobre a ditadura militar, durante o sepultamento, com honras de chefe de Estado, do corpo do ex-presidente João Goulart, na sexta-feira.

  • Maria do Rosário, secretária nacional dos Direitos Humanos

O governo da Itália terá 60 dias para informar ao Parlamento italiano sobre a presença ou não no país do condenado no processo do mensalão Henrique Pizzolato (foto), que está foragido. Pizzolato é paranaense, mas também tem cidadania italiana e supostamente teria fugido para o país europeu. Ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, ele foi condenado a 12 anos de prisão no escândalo do mensalão.

Aliás...

Outro condenado no escândalo do mensalão, o ­­ex-presidente do PT José Genoino, por meio de seus advogados, enviou na última sexta-feira um documento para reforçar o pedido já feito de prisão domiciliar. Agora cabe ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tomar sua decisão sobre o pedido.

Agenda positiva

Nesta segunda-feira, é comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção. Na Assembleia Legislativa do Paraná, lideranças pretendem lançar uma agenda voltada a estudos de combate à corrupção. É esperar para ver.

Em alta

Percepção da corrupção

A percepção de que o Brasil é corrupto aumentou e o país piorou no ranking da Transparência Internacional. O país caiu três posições em um ano e passou a ocupar o 72º lugar entre 177 nações, empatando com São Tomé e Príncipe, Bósnia, Sérvia e África do Sul. A queda ocorreu mesmo após o Brasil ter implantado leis de transparência e ter condenado e preso políticos envolvidos no mensalão.

Em baixa

José Dirceu

O ex-ministro condenado no processo do mensalão desistiu de trabalhar em um hotel em Brasília, após a polêmica envolvendo a empresa. Em nota, os advogados dele afirmam que a decisão tem o objetivo de diminuir o sofrimento dos empresários. Reportagem da TV Globo mostrou que a empresa dona do hotel é presidida por um laranja.

Críticas ao Judiciário

Para o PT, o sistema judicial brasileiro é "lento, elitista e pouco transparente". A avaliação consta da versão final do texto-base do 5º Congresso do partido, encontro que pretende renovar o programa da sigla. O texto é do assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia e do deputado Ricardo Berzoini (SP), ex-presidente do partido.

O número

31.135 registros de dupla filiação a partidos políticos foram detectadas pela Justiça Eleitoral. Os filiados, assim como os partidos, foram notificados. Após a análise, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o número final de pessoas filiadas a partidos políticos no Brasil: 15.264.775.

Colaborou: Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]