O Paraná foi o quinto estado do país com o maior número de títulos eleitorais cancelados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram 72.548 documentos que perderam a validade. A punição atingiu o eleitor que não votou e também não justificou a ausência nos últimos três pleitos. No Brasil, os cancelamentos chegaram a 1.395.334 títulos. O estado com maior número de cancelamentos foi São Paulo (332.716 títulos). Na sequência, estão Rio de Janeiro (135.242), Minas Gerais (121.463) e Bahia (100.223).

CARREGANDO :)

Se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, são contadas duas eleições para efeito de cancelamento do título eleitoral. Além disso, podem ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares, plebiscitos e referendos.

Reativar

Publicidade

Para reativar o título, inclusive com o mesmo número do que foi cancelado, o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação, um comprovante de residência e preencher o Requeri­mento de Alis­­tamento Eleitoral (RAE). De­­verá, também, pagar eventuais multas para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral e obter novamente o seu direito ao voto.

Quem teve o título de eleitor cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Recadastramento

Os eleitores de Curitiba estão sendo convocandos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazer o recadastramento. A capital paranaense adotará o sistema biométrico nas próximas eleições municipais. O calendário vai até 20 de janeiro de 2012. Neste mês, os eleitores nascidos em fevereiro e em março devem comparecer ao TRE para fazer o recadastramento.

Publicidade

Serviço:

Os atendimentos no TRE são realizados das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O endereço do tribunal é Rua João Parolin, 224, no bairro Prado Velho, em Curitiba. Os telefones da Central de Atendimento são 3330-8673 e 3330-8674. Para agilizar o processo, o eleitor pode dar andamento ao processo pela internet. Basta a acessar o site http://www.tre-pr.jus.br/internet2/tre/index.jsp e escolher a opção "Título net".