Pesquisa feita pelo Instituto Ibope revela que 74% dos brasileiros querem o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O levantamento foi encomendado pela organização não governamental Avaaz entidade que hospedou, em seu site na internet, um abaixo-assinado que reuniu 1,6 milhão de brasileiros pedindo o afastamento de Renan.
Segundo a pesquisa, que ouviu, por telefone, mil pessoas entre os dias 2 e 3 de março, os senadores deveriam exigir a renúncia de Renan do cargo. Além disso, 63% da população que participou do levantamento destacou não concordar com o uso do sistema de voto secreto para a eleição da presidência da Casa.
Para 56% dos entrevistados, a votação que elegeu Renan deveria ser considerada inválida por ter sido secreta. Outros 38% disseram que a escolha de Renan é válida. As entrevistas por telefone apuraram também que 68% dos eleitores provavelmente não votariam em um senador que apoiasse o atual presidente do Senado.
Renan Calheiros retornou ao comando do Senado cinco anos após renunciar ao cargo para não ser cassado e uma semana após o Ministério Público tê-lo denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e uso de notas falsas.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Motta diz que pauta de costumes não será prioridade na Câmara, e 8/1 terá “imparcialidade”
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião