Cerca de 74% dos brasileiros querem que as penas aplicadas aos 25 condenados no julgamento do esquema conhecido como mensalão sejam executadas imediatamente, aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1º). A enquete foi realizada pela empresa Datafolha e mostra que 14% dos consultados considerou que os réus deveriam ser julgados novamente. No entanto, 12% preferiram não responder sobre o assunto.
O Datafolha explicou que durante a pesquisa foram entrevistadas 4.717 pessoas de 196 cidades nos dias 27 e 28 de junho. De acordo com as sentenças do Supremo Tribunal Federal, 11 dos réus deverão cumprir suas penas em regime de reclusão. Outros 11 foram condenados à prisão em regime semi-aberto. Os três restantes, receberam pena menor que três anos e por isso poderão responder ao processo em liberdade.
As penas, no entanto, não foram executadas pois o STF ainda não terminou de examinar os últimos recursos permitidos às defesas dos réus.
O presidente do órgão, Joaquim Barbosa, declarou em fevereiro deste ano que a corte esperava concluir essa análise e executar as penas ainda durante o primeiro semestre de 2013, mas sua previsão não se cumpriu.
Somadas, as penas de todos os condenados totalizam quase 280 anos de reclusão. A maior sentença foi a do publicitário Marcos Valério, de 40 anos, que pôs suas empresas a serviço de uma rede de corrupção organizada pelo PT em 2002.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião