O índice de brasileiros que defendem a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), subiu de 65% para 76%, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (29), pelo jornal Folha de S. Paulo. O aumento de 11 pontos foi registrado entre os levantamentos feitos entre dezembro e a semana passada. De acordo com o novo recorte, apenas 12% são contra a saída de Cunha.
Já sobre uma eventual cassação do mandato do parlamentar, 78% são a favor. Na pesquisa feita em dezembro, 82% tinham esta opinião.Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos, o quadro mantém estabilidade.
Por outro lado, a reprovação dos brasileiros ao Congresso caiu cinco pontos - de 53% para 48%.A pesquisa foi realizada na semana passada, com 2.768 pessoas de 16 anos ou mais, em 171 cidades brasileiras.
Nesta quarta-feira (2), está marcado, no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento de uma denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Cunha. Se a denúncia for aceita, o inquérito que apura o suposto envolvimento de Cunha nos desvios da Petrobras será transformado em ação penal. Nesse caso, o parlamentar será o primeiro réu na Lava Jato no foro especial.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião