• Carregando...
Denilson Pires é flagrado dirigindo seu veículo falando ao celular | Fotos: Reprodução RPCTV
Denilson Pires é flagrado dirigindo seu veículo falando ao celular| Foto: Fotos: Reprodução RPCTV

Nove vereadores de Curitiba têm mais de 20 pontos na carteira de habilitação

Correção

Ao contrário do que foi publicado na reportagem "9 vereadores têm mais de 20 pontos na habilitação", o parlamentar Julião Sobota (PSC) não recebeu notificação de suspensão da carteira de habilitação. Segundo levantamento a qual a Gazeta do Povo teve acesso, o vereador tem apenas uma multa e 5 pontos na sua habilitação.

Também na edição de ontem, foi informado por engano que o vereador Denilson Pires estava há um mês sem dirigir e que andava de carro apenas como carona. Na verdade, essa informação foi dada pelo vereador Roberto Aciolli (PV), por meio de sua assessoria.

  • O vereador, ao notar que estava sendo filmado, pediu para um assessor estacionar o carro. Denilson Pires deixou o veículo de muletas
  • Denilson Pires: vereador será ouvido na quarta-feira.
  • Julieta Reis: proposta derrubada pelo povo.
  • A vereadora Mara Lima (PSDB) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ela tinha dois motoristas e não estava em Curitiba quando ocorreram as infrações
  • Veja quais vereadores mais infringiram leis de trânsito

Nove dos 38 vereadores de Curitiba receberam a notificação do Detran do Paraná de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ou seja: cometeram uma infração gravíssima no trânsito ou acumularam 20 pontos na carteira em um ano. O vereador Denilson Pires (DEM) é o parlamentar da Câmara Municipal que tem mais multas e pontos. Ele, aliás, é o único que está em situação irregular perante o Detran e, portanto, não deveria estar dirigindo. Mas ontem o vereador foi flagrado dirigindo o carro e ainda falando ao celular.

Pires cometeu 10 infrações de trânsito – sendo seis por excesso de velocidade – de 7 de maio de 2005 até ontem. Na habilitação do vereador constam 49 pontos – o máximo permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito são 20. Roberto Aciolli (PV) aparece em segundo lugar em número de multas (sete) e acumula 25 pontos. Aciolli, que preside a Comissão de Segurança da Câmara dos Vereadores, estava com a habilitação suspensa.

Levantamento feito pela Gazeta do Povo e pela RPCTV revela que, além de Pires e Aciolli, os vereadores Algaci Túlio (PMDB), Celso Torquato (PSDB), Julieta Reis (DEM), Zé Maria (PPS) e os tucanos Jair Cézar, Mara Lima e Omar Saggab Filho também tiveram a carteira suspensa. No entanto, como apresentaram recurso das infrações, permanecem com o direito de dirigir. A maioria das multas é por excesso de velocidade. Os "campeões" nesse tipo de infração são os vereadores Jair Cézar, Julieta Reis e Denilson Pires. O levantamento mostrou ainda que Mara Lima é a parlamentar da Câmara Municipal que mais é multada por falar ao celular enquanto dirige e que as vereadoras Dona Lurdes e Renata Bueno não têm carteira de motorista.

Leia as desculpas dos vereadores clicando nas fotos ao lado

Outros seis parlamentares da Câmara de Curitiba receberam multas de trânsito, mas estão com a habilitação em situação normal. Vinte e um vereadores, entre eles o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), não têm nenhum ponto na carteira.

Pelas novas medidas anunciadas na quarta-feira pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, quem não entregar a carteira de habilitação no prazo de 48 horas após receber a notificação de suspensão do Detran, poderá ser "caçado" pela Polícia Militar. O secretário Luiz Fernando Delazari garantiu que a medida vale para todos, inclusive políticos e autoridades.

Todos os vereadores têm direito a alugar um carro pela Câmara. Segundo Derosso, quando é feito o contrato de locação de carros para os gabinetes, o parlamentar deve levar até à locadora de veículos a cópia da carteira de motorista de quem será o condutor do veículo. Além disso, também deve ser entregue um comprovante de endereço para o envio das multas que o carro recebeu.

Explicações

Denilson Pires informou que está recorrendo das multas, mas afirmou que não tinha conhecimento delas. Disse também que nenhum dos pontos que recebeu em sua carteira foram devidos a infrações que ele próprio cometeu. Segundo o vereador, parte das multas referem-se a infrações cometidas por sua filha e seu genro e que outras são de um carro financiado no nome dele, mas que foi vendido.

Segundo a assessoria de imprensa do vereador, ele está sem dirigir há um mês e anda de carro somente como carona. Ele fará reciclagem para motoristas infratores neste fim de semana, informou a assessoria.

Assembleia

O desrespeito pelas leis de trânsito é ainda maior na Assembleia Legislativa. Dos 54 deputados, pelo menos 20 receberam a notificação de suspensão do Detran. O deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB), que se envolveu em um acidente de trânsito em 7 de maio, que provocou a morte de dois jovens, é o campeão de multas entre os deputados. Ele soma 130 pontos na carteira de habilitação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]